quarta-feira, 16 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Corbélia

CAPS de Corbélia realiza confraternização de Páscoa com clima de acolhimento, criatividade e valorização da saúde mental

A abertura do evento foi conduzida pela psicóloga Bruna Lunardi Donato, que propôs uma dinâmica de grupo envolvendo palavras-chave relacionadas a sentimentos e reflexões.

Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Corbélia promoveu uma emocionante confraternização de Páscoa com os pacientes atendidos pela unidade. O evento reuniu mais de 20 participantes dos grupos terapêuticos em uma celebração marcada pelo afeto, pela integração e por atividades criativas, refletindo o compromisso com o cuidado humanizado e a promoção da saúde mental.

Durante o mês de abril, os pacientes das duas turmas do CAPS participaram ativamente da confecção de cestas artesanais de Páscoa, como parte das oficinas terapêuticas oferecidas regularmente pelo serviço. A atividade teve como foco estimular a criatividade, a autonomia e o trabalho em grupo, além de proporcionar uma alternativa de geração de renda para os participantes.

A celebração contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Zaira Fortunato, e da secretária de Educação e Cultura, Adriana Chimelo Piazza, que prestigiaram o momento especial, reforçaram a importância do cuidado com a saúde mental e desejaram uma Feliz Páscoa aos pacientes e servidores.

A abertura do evento foi conduzida pela psicóloga Bruna Lunardi Donato, que propôs uma dinâmica de grupo envolvendo palavras-chave relacionadas a sentimentos e reflexões. Os participantes foram convidados a compartilhar, em roda, o significado das palavras recebidas, promovendo escuta ativa, fortalecimento dos vínculos e expressão emocional em um ambiente seguro e acolhedor.

A coordenadora do CAPS, a psicóloga Liziane Fontana, destacou a importância do evento dentro da proposta terapêutica da unidade:

“Mais do que uma comemoração, essa confraternização simboliza o nosso compromisso diário com o cuidado integral. As oficinas e atividades coletivas fortalecem a autoestima, o vínculo entre os participantes e ajudam a transformar realidades. Através da arte, do diálogo e da convivência, construímos um espaço de acolhimento e reconstrução,” afirmou Liziane.

As oficinas psicoterapêuticas oferecidas pelo CAPS são planejadas com foco em atividades psicossociais e artesanais, promovendo o empoderamento, o autocuidado, a cidadania e o fortalecimento da rede de apoio dos usuários. Além de serem importantes ferramentas de prevenção e promoção da saúde mental, essas ações também auxiliam no controle da ansiedade, na melhora da concentração e na ampliação do potencial criativo dos pacientes.

A confraternização de Páscoa reafirmou o papel fundamental do CAPS como espaço de escuta, inclusão e ressignificação, reforçando a importância do cuidado em saúde mental com sensibilidade e proximidade.

Via: Redação SOT

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.