quinta-feira, 17 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Para reforçar a segurança pública, Cascavel terá base do BPFron

Prédio que abrigará a força policial já está em plena reforma no bairro Alto Alegre. Espaço é cedido pelo Município...

Divulgação

Para reforçar ainda mais a segurança em Cascavel, o BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) terá uma base no Município. Atualmente, o Batalhão tem sede em Marechal Cândido e conta com diversas companhias distribuídas na faixa de fronteira, sendo elas, em Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Umuarama.

A nova base em Cascavel, que já está plena reforma, conta com cerca de 500 metros quadrados. A unidade está localizada na Avenida Assunção, esquina com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre, local que, além da nova base do BPfron, vai abrigar também mais um canil setorial do batalhão. As obras foram iniciadas no início deste mês e têm previsão de 90 dias para serem concluídas.

O  imóvel, que pertence ao IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Cascavel), será cedido à Polícia Militar/BPfron, através de um convênio entre o governo municipal e SESP-PR (Secretaria de Estado da Segurança Pública-Paraná), pelo período inicial de cinco anos, podendo ser prorrogado posteriormente, de acordo com a necessidade e viabilidade.

A reforma do prédio está sendo feita pela Sesppro (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade) e deve custar R$ 247.263,10. “Trata-se de uma unidade policial especializada em crimes transfronteiriços, somada às atividades normais de policiamento preventivo e repressivo. Pode colaborar com a suplementação das nossas unidades de operações em diversas situações. Também irá colaborar ministrando instruções em diversas áreas à nossa tropa de acordo com a sua especialidade e conhecimento”, observa o secretário da pasta, Coronel Lee.

Segundo o BPFron, a instalação física da base na cidade é um projeto discutido desde 2022, devido à relevante posição estratégica/geográfica que Cascavel ocupa no Estado, sendo retomada está intenção de implantação ainda no final de 2024. “No início deste ano, foram retomadas as tratativas e a verificação de interesse e disponibilidade por parte do Município, que não apenas demonstrou grande interesse, como propôs o local e condições de repasse do prédio, pronto para o uso por parte do efetivo do BPFron”, explica o Tenente Voltolini, da Polícia Militar.

A nova sede do BPfron em Cascavel está estrategicamente localizada nas imediações da futura sede da Polícia Federal e Terminal Rodoviário, para reforçar as ações de fiscalização e combate ao tráfico internacional de armas e drogas.

Com o início  das operações do BPfron, a expectativa é de que aumente ainda mais as ações deste batalhão em Cascavel e na macrorregião do município, reforçando a cobertura do policiamento já realizado pelo 6º BPM(Batalhão da Polícia Militar).

Além disso a nova unidade em Cascavel visa desafogar a unidade de área das atuações aos crimes tipicamente de fronteira, auxiliando assim no fluxo das demandas existentes e em operações desencadeadas, como ocorrida recentemente na "operação vigilância".

“Neste pouco tempo em que o BPFron já se encontra atuando com maior enfoque em Cascavel e região, somente neste ano de 2025, já foram apreendidas mais de cinco toneladas de entorpecentes nesta macrorregião, resultados que só foram possíveis com a existência de equipes in loco para respostas rápidas, comprovando a necessidade de atuação e reforço do BPFron em Cascavel”, completou o Tenente Volpolini.

Via: Redação SOT

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.