Operação Paraná Monitorado prende 10 monitorados por violação de regras judiciais em Cascavel
Ação da Polícia Penal do Paraná teve apoio da Polícia Civil e Guarda Municipal e realizou cerca de 70 fiscalizações...
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) deflagrou nesta terça-feira (15) a segunda fase da Operação Paraná Monitorado, em Cascavel, com o objetivo de fiscalizar pessoas em situação de monitoração eletrônica. A ação resultou na prisão de dez homens, todos com mandados judiciais expedidos por descumprimento das regras do uso da tornozeleira eletrônica.
As prisões aconteceram nos bairros Alto Alegre, Brasília, Interlagos, Santa Cruz, Cascavel Velho, Neva, Santa Felicidade, Coqueiral e Brasmadeira. Após a detenção, os homens foram encaminhados à Cadeia Pública de Cascavel.
Coordenada pela Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) e pela Coordenação Regional da PPPR em Cascavel, a operação contou com o apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal, reunindo mais de 30 agentes de segurança pública.
A operação segue até quinta-feira (17), com aproximadamente 70 fiscalizações previstas em residências de pessoas monitoradas. Além do trabalho de fiscalização, as visitas realizadas por policiais penais e equipes técnicas do Complexo Social de Cascavel têm como objetivo identificar situações de vulnerabilidade social, encaminhando os casos para serviços especializados de acolhimento e assistência.
Atualmente, o Paraná possui cerca de 18 mil monitorados eletronicamente, sendo aproximadamente 1.700 somente no município de Cascavel. As violações às regras de monitoração são classificadas como leves ou graves e podem acarretar regressão de regime, conforme decisão do Poder Judiciário.
A Operação Paraná Monitorado continua em execução em diversas regiões do estado, com ações conjuntas entre forças de segurança e órgãos de justiça, unindo fiscalização, cumprimento de mandados e iniciativas sociais.