7ª Nipofest chega em maio celebrando a união dos associados voluntários
Por trás de cada detalhe do festival, que será realizado neste fim de semana, dias 3 e 4 de maio, no Centro de Eventos de Cascavel...

Para que tudo esteja pronto neste sábado, 3 de maio, quando começa oficialmente a 7ª edição da Nipofest em Cascavel, centenas de mãos já estão em movimento há meses. Desde a busca por apoios e patrocínios, que começa ainda no ano anterior, até a confecção artesanal da decoração, que vem sendo montada diariamente há mais de um mês, ensaios e preparo artístico, tudo é feito por voluntários. E o mais bonito é que são famílias inteiras, com diferentes gerações unidas para celebrar a memória dos antepassados e oferecer ao público uma verdadeira imersão na cultura nipônica. Tudo ao estilo japonês de fazer as coisas, com disciplina e comprometimento.
É uma verdadeira lição de pertencimento, numa força-tarefa movida a respeito. Cerca de 70 voluntários atuam na organização inicial, mas esse número ultrapassa 200 durante os dias do festival. Além das famílias associadas à ACEC (Associação Cultural e Desportiva de Cascavel), o evento reúne amigos da comunidade nipônica, moradores de outras cidades e até familiares que viajam especialmente para colaborar durante o festival.
Eles estão por toda parte, da decoração à gastronomia, das atrações culturais e artísticas à organização de expositores, passando por palcos, oficinas, segurança, sonorização, finanças, barracas e gestão geral. Cada setor carrega o toque do trabalho voluntário.
“Temos pessoas de todas as idades envolvidas, desde crianças até idosos. E cada um ajuda com o que pode, com o que sabe fazer. E claro, temos também os simpatizantes dessa cultura milenar, que mesmo sem os ‘olhinhos puxados’, a amam profundamente e participam de forma ativa. Isso é lindo de ver”, comemora o coordenador da Nipofest, Vander Matsumoto.
E mais do que tarefas, o que se compartilha na Nipofest é uma missão, segundo ele. “Queremos deixar um legado para as futuras gerações. Manter viva a história de tanto esforço e sacrifício dos nossos antepassados”, reforça Matsumoto.
Uma grande família
Entre os voluntários pioneiros do evento estão Américo Onaka e Érica Hatsumi Matsushita Onaka, presentes desde a primeira edição, em 2013. Hoje, 11 membros da família participam em diversas frentes, da captação de recursos à preparação dos alimentos.
“Participamos como forma de honrar nossos antepassados, que enfrentaram tantas dificuldades ao imigrar para o Brasil. Eles abriram caminhos com muito trabalho e dignidade. A maioria dos nikkeis tem uma vida melhor hoje graças a isso. E queremos, com nosso trabalho voluntário, mostrar o valor da coletividade em tempos de tanto individualismo”, destaca Américo, que também coordenou a terceira edição do festival.
Para Érica, que contribui com seus talentos culinários e artísticos, cada edição é um novo desafio. E uma alegria renovada. “A Nipofest vem crescendo muito e exige um grande esforço de todos os associados, familiares e amigos. Mas é muito gratificante ajudar a promover um pedacinho do Japão aqui em Cascavel”, revela.
Sobre a Nipofest
Criada em 2013, a Nipofest começou de forma modesta, com barracas na Praça da Catedral Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade. A ideia de realizar um festival nipônico em Cascavel parecia ousada, afinal, a comunidade japonesa local é pequena quando comparada a de cidades como Londrina ou Maringá. Mas o trabalho de formiguinha deu frutos. Hoje a Nipofest atrai mais de 25 mil pessoas em dois dias.
Desde 2016, o festival é realizado no Centro de Convenções e Eventos e conta com o apoio do Consulado Geral do Japão em Curitiba, além de parcerias com o Ministério da Cultura (via Lei Rouanet), Itaipu Binacional, Comtur e outros apoiadores fundamentais.
Em 2025, a Nipofest ganha ainda mais significado, celebrando os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão, um marco das relações culturais e diplomáticas entre os dois países.
Dois dias de cultura e tradição
A programação da 7ª Nipofest está recheada de atrações para todos os públicos. Em dois dias, a comunidade poderá vivenciar o melhor da cultura japonesa, com mais de 30 apresentações culturais, oficinas, gastronomia típica, concurso Miss Nipofest, desfile de cosplay, feira de produtos orientais e muito mais.
No sábado (3), as portas serão abertas às 10h, com diversas atrações ao longo do dia. A cerimônia de abertura será às 14h30, seguida por danças folclóricas, grupos de Taikô, oficinas de origami e mangá, shows de K-pop, concurso cosplay e a escolha inédita da Miss Nipofest. A praça de alimentação e atrações seguem até 22h.
No domingo (4), o festival continua a partir das 10h, com apresentações nos dois palcos, oficinas interativas e celebrações tradicionais como o Bon Odori e o Matsuri Dance.
“Convidamos o público de Cascavel e região para prestigiar a Nipofest, levar a família para almoçar, jantar e, com certeza, se deliciar com pratos maravilhosos e uma imersão cultural sem precedentes”, finaliza Matsumoto.
SERVIÇO
Evento: 7ª Nipofest
Local: Centro de Convenções e Eventos de Cascavel
Data: 3 e 4 de maio
Horários:
Sábado: das 10h às 22h - abertura oficial às 14h30
Domingo: das 10h às 20h
Entrada gratuita
Mais Lidas
Publicidade