Receita Federal intercepta 156 kg de cocaína escondidos em madeira no Porto de Paranaguá
Droga tinha como destino final a Austrália e foi detectada por scanner portátil durante fiscalização de rotina.
A Receita Federal reteve, na tarde desta segunda-feira (5), 156,50 kg de cocaína no Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. A droga estava camuflada em meio a uma carga de madeira serrada beneficiada que seria exportada ao Porto de Adelaide, na Austrália.
A apreensão ocorreu após a carga ser selecionada para inspeção com base em critérios de gerenciamento de risco. Durante a fiscalização, os servidores utilizaram um scanner de mão portátil, com alta capacidade de penetração, que permitiu a identificação da substância ilícita escondida entre os materiais.
Com a apreensão realizada nesta operação, o total de cocaína retida pela Receita Federal no Porto de Paranaguá em 2024 já soma 419,50 kg. No acumulado do ano, considerando todas as ações no complexo portuário, o volume chega a 1,3 tonelada de droga interceptada.
Todo o material apreendido foi entregue à autoridade policial competente, que dará sequência às investigações para identificar os responsáveis pelo envio da droga e seu possível destino no mercado internacional.