quinta-feira, 08 de maio de 2025

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Projeto de ampliação da PR-180 entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida é doado ao DER-PR

Prefeitos Renato Silva e Eduardo Henrichs formalizam entrega do projeto técnico; deputado Gugu Bueno articula apoio junto ao Governo do Estado

Divulgação

Um passo decisivo foi dado para viabilizar a ampliação da PR-180 entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida. Moradores e produtores rurais das regiões lindeiras doaram ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) o projeto executivo que contempla a modernização e ampliação da rodovia. A formalização da entrega ocorreu nesta semana, com participação dos prefeitos Renato Silva (Cascavel) e Eduardo Henrichs (Boa Vista), além do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gugu Bueno.

O projeto técnico prevê a implantação de terceiras faixas nos trechos com maiores aclives, alargamento da pista, execução de acostamentos em toda a extensão e melhorias nas condições de segurança viária para motoristas, ciclistas e pedestres. A proposta também visa atender à crescente demanda logística da região e fomentar o turismo local, especialmente em Boa Vista da Aparecida.

“Recebi com muita satisfação essa notícia dos prefeitos Renato e Eduardo. Esse trecho da PR-180 infelizmente já foi palco de muitos acidentes, e esse projeto vem justamente para mudar essa realidade. São medidas que vão salvar vidas, melhorar a mobilidade e garantir mais segurança a todos que utilizam essa rodovia”, afirmou Gugu Bueno.

Segundo o prefeito de Cascavel, Renato Silva, a doação do projeto ao DER é resultado de uma visão integrada de desenvolvimento. “Pensar grande é pensar no coletivo. Essa ligação entre Cascavel e Boa Vista é estratégica, e o Gugu tem sido essencial na articulação com o governador Ratinho Junior para que esse sonho vire realidade”, destacou.

Já o prefeito de Boa Vista, Eduardo Henrichs, lembrou que a rodovia é uma das mais utilizadas por moradores e turistas. “Recebemos cerca de 30 mil visitantes em eventos e na temporada. Essa estrada também é rota de estudantes, pacientes e produtores. Agora, com esse projeto técnico, temos uma base sólida para buscar a execução junto ao Estado”, disse.

Com a conclusão do projeto, o próximo passo será trabalhar junto ao governador Ratinho Junior para garantir recursos para execução da obra, que deverá ocorrer por meio do Regime Diferenciado de Contratações Integradas (RDCi). O modelo acelera o processo licitatório, permitindo que projeto e obra sejam contratados em conjunto, com mais eficiência e agilidade.

ESTATÍSTICAS -  A PR-180 tem histórico crítico de acidentes, segundo dados oficiais

De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o trecho entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida registrou 130 acidentes entre 2021 e abril de 2025. Desse total:

17 mortes foram confirmadas no local dos acidentes

2 pessoas morreram posteriormente

Distribuição dos acidentes por ano:

2021: 37 ocorrências

2022: 31

2023: 28

2024: 25

2025: 9 (até abril)

A ausência de acostamentos, faixa estreita e falta de terceiras faixas em trechos críticos têm sido fatores agravantes para a insegurança no tráfego da PR-180.

OBRIGATORIEDADE ACOSTAMENTOS - O deputado Gugu Bueno, em parceria com o deputado Evandro Araújo, é autor do Projeto de Lei nº 993/2023, que torna obrigatória a inclusão de acostamentos em todas as novas rodovias estaduais construídas no Paraná. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa e já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O texto segue agora para análise em outras comissões e deve entrar em votação no plenário nas próximas semanas. A medida visa garantir mais segurança nas estradas paranaenses e evitar tragédias como as registradas em trechos críticos como o da PR-180.

Luiz Felipe Max

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