Cascavel em Movimento: Vice-Prefeito busca parcerias e ideias inovadoras para impulsionar a economia
Henrique Mecabô percorre cidades paranaenses para fortalecer a qualificação profissional, a atração de investimentos e a integração com o setor produtivo....
Acelerar ainda mais o desenvolvimento econômico de Cascavel foi o objetivo das agendas cumpridas pelo vice-prefeito, Henrique Mecabô, em Curitiba, Ponta Grossa e Jaguariaíva. Esta é uma área dentro da administração municipal que tem contado com a contribuição direta de Mecabô por sua formação técnica e vivência empresarial.
Além das demandas de infraestrutura energética apresentadas para a Copel, o vice-prefeito integrou iniciativas com a Agência de Inteligência e Fomento de Cascavel (AIF), presidida por Everton Porfírio. Ambos estiveram na FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), no Consulado Geral do Japão, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Curitiba e na Fomento Paraná, tudo em busca de copiar o que dá certo e firmar parcerias pra gerar cada vez mais riqueza em Cascavel.
“Foram reuniões muito importantes, alinhadas com o objetivo de aquecer ainda mais o ambiente de negócios de Cascavel. Saímos com boas oportunidades e parcerias positivas que seguirão na pauta da nossa AIF. Para sustentar um crescimento tão acelerado, buscamos as melhores práticas do estado e até de fora do país. Cascavel atrai hoje também os olhos do investidor internacional”, ressalta Mecabô.
O presidente da AIF, em alinhamento com o vice-prefeito, buscou ainda oportunidades com a Invest Paraná, o BRDE, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão (CCIBJ-PR) e com o Hipervisor Urbano de Curitiba.
Qualificação profissional - Em Ponta Grossa, o vice-prefeito Henrique Mecabô foi recebido pela prefeita Elizabeth Schmidt e pela Secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege. A visita permitiu conhecer o trabalho desenvolvido pela cidade dos Campos Gerais com foco especial no melhor preparo de profissionais pra indústria.
“Foi muito importante compreender o modelo de Ponta Grossa no campo de qualificação profissional. Precisamos de investimento, sim, em máquinas modernas e tecnologia de ponta, mas também em mãos cada vez mais preparadas para gerar riqueza e botar comida na mesa. A integração direta da qualificação profissional com as demandas da indústria e comércio permite preparar a mão de obra que o mercado precisa e bem remunera. É inspiração para aperfeiçoarmos ainda mais a atuação de desenvolvimento econômico de Cascavel”, ressalta o vice-prefeito.
Bom exemplo - Atendendo convite, o vice-prefeito de Cascavel esteve na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaguariaíva (ACIAJA), que desejava compreender melhor como o Município de Cascavel atuava na integração com o setor produtivo. Além de integrantes da associação, o vereador Vinicius Cava, ligado à pauta empresarial, participou do encontro.
Mecabô destacou a importância de institucionalizar a interação com entidades, como a associação comercial, para que as políticas públicas possam ser mais acuradas e efetivas. O vice-prefeito apresentou ainda bons exemplos, como a Agência de Inteligência e Fomento, que mantém um vínculo umbilical com a CODESC (Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel).
“Cascavel tem sim o que copiar para avançar ainda mais, mas já é exemplo de inovação em gestão para o Paraná. Com o trabalho de divulgação que tenho buscado fazer, temos despertado o interesse de outras cidades em compreender melhor nossa atuação integrada com o setor produtivo, onde temos raízes eu, o prefeito Renato Silva e boa parte do nosso time de secretários. É uma honra saber que podemos ser copiados mesmo por uma cidade bem mais antiga que a nossa. Superamos as expectativas do estado, crescemos muito rápido, e volto com boas ideias na mala pra podermos crescer ainda mais”, finaliza Mecabô.