sexta-feira, 16 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Deputado Gugu Bueno é homenageado pela Polícia Militar do Paraná com medalha Coronel Sarmento

A Solenidade celebra o legado do patrono da corporação e reconhece autoridades que contribuem com a segurança pública no Estado...

Divulgação

Nesta quinta-feira (15), a Polícia Militar do Paraná promoveu uma solenidade em homenagem ao seu patrono, o coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, na sede da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento reuniu autoridades civis e militares e marcou a entrega da medalha Coronel Sarmento, a mais alta condecoração da corporação.

Entre os homenageados esteve o deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Gugu Bueno, reconhecido pela sua atuação em defesa da segurança pública e pelo apoio institucional à Polícia Militar do Estado.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou o simbolismo da medalha e a importância dos agraciados.

“A cada ano, homenageamos até 40 pessoas que fizeram a diferença — não só para a corporação, mas para a sociedade. Uma delas é o deputado Gugu Bueno, grande parceiro da nossa Polícia Militar e defensor das causas da segurança pública em todo o Paraná.”

Para Gugu Bueno, a honraria aumenta a responsabilidade e o compromisso do parlamentar em defesa da Polícia Militar.

“Receber a medalha Coronel Sarmento, a maior honraria que a Polícia Militar do Paraná concede a um cidadão, é motivo de orgulho. Desde os tempos de vereador em Cascavel, sempre fomos uma voz em defesa da nossa gloriosa PM, dos homens e mulheres que vestem essa farda com honra”, afirmou o deputado Gugu Bueno. 

O coronel Jefferson Silva reforça o que representa a Medalha Coronel Sarmento para a corporação. “A medalha Coronel Sarmento representa todo o sacrifício do nosso patrono e a essência da Polícia Militar, que é proteger o cidadão paranaense. 

A solenidade também prestou homenagem à memória do patrono da corporação, com a colocação de uma coroa de flores diante do monumento em sua honra, representando o respeito e a continuidade do seu legado. O evento foi encerrado com o desfile das tropas representativas das principais unidades da PMPR, incluindo cadetes da APMG, BOPE, BPRv, BPMA, BPCHOQUE, Batalhão de Trânsito e Regimento de Polícia Montada (RPMon).

Quem foi o Coronel Sarmento

Joaquim Antônio de Moraes Sarmento nasceu em 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1907. Participou das principais campanhas militares da corporação entre 1912 e 1926, incluindo o histórico “Combate do Irani”, no qual ficou ferido no olho. Em 1924, comandou as tropas paranaenses durante a Revolução, e passou para a reserva em 1926. Faleceu em 21 de abril de 1934, no dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

Seu legado como militar, estrategista e líder deu origem ao título de patrono da Polícia Militar do Paraná, sendo reverenciado anualmente por meio da entrega da medalha que leva seu nome.

Luiz Felipe Max

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.