Com ação "Pé na Faixa", Transitar orienta pedestres sobre a travessia segura em Cascavel
Outro ponto de alerta é o uso correto das botoeiras. “A pessoa deve apertar o botão, mas jamais correr na frente dos veículos”, explica...
Seguindo com a campanha Maio Amarelo, a Transitar realizou mais uma edição da ação educativa "Pé na Faixa", nesta sexta-feira (16), em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, e reforçou orientações sobre a travessia segura e o respeito à sinalização.
A atividade chamou a atenção de quem passava pelo Calçadão, principalmente pelo uso de personagens lúdicos e entrega de brindes, que ajudaram a atrair o olhar de pedestres e condutores para um tema sério: a preservação da vida no trânsito. “A gente usa o lúdico justamente para chamar a atenção para o que realmente importa: a vida. Mas ainda percebemos que muitas pessoas precisam de orientação na hora de atravessar a via pública”, explica a coordenadora de Educação no Trânsito da Transitar, Luciane de Moura.
Ela destacou que a conscientização é necessária tanto para pedestres quanto para condutores. “Quando for atravessar e houver semáforo, ele deve ser o foco de atenção de todos. O ideal é não atravessar correndo, principalmente se o semáforo estiver prestes a mudar. É melhor esperar com segurança”, orienta.
Em locais sem sinalização eletrônica, o pedestre deve sinalizar sua intenção de atravessar estendendo o braço, o gesto conhecido como “sinal de vida”, e então aguardar a parada dos veículos. “É muito importante ver e ser visto. A atenção deve ser mútua: do pedestre para o condutor e do condutor para o pedestre”.
Outro ponto de alerta é o uso correto das botoeiras. “A pessoa deve apertar o botão, mas jamais correr na frente dos veículos”, explica.
A coordenadora também reforçou o papel do condutor na prevenção de acidentes. “Antes da faixa há sinalização indicando a presença de travessia e a necessidade de diminuir a velocidade. Isso é ainda mais essencial em cruzamentos, onde a maioria das faixas está localizada”, observa.
Luciane finalizou com um apelo direto: “O pedestre é o mais vulnerável. Todos devem primar pela sua segurança. E o próprio pedestre também deve cuidar da sua vida e da vida de quem está ao redor. No trânsito, desacelere. Seu bem mais precioso é a vida”.