Projeto Impulso gera oportunidades de bolsas de estudos para crianças em vulnerabilidade social
O processo de seleção é aplicado em alunos do 5º ano da Escola Francisco Vaz de Lima...

O Projeto Impulso nasceu do desejo compartilhado de um grupo de amigos empresários que escolheram a educação como ponto de partida para gerar mais oportunidades para crianças de classes menos favorecidas. O objetivo é garantir que essas crianças tenham acesso à educação de qualidade, oferecida por escolas particulares, cursos no contraturno e atividades complementares. Como o nome sugere, o programa visa impulsionar alunos que já demonstram aptidão pelos estudos, proporcionando-lhes um futuro mais promissor.
Atualmente, o projeto está com 11 alunos matriculados em uma instituição de ensino parceira, onde têm aulas pela manhã, cursos complementares no turno da tarde, práticas de algum esporte oferecido pelo colégio, ou curso de inglês pago pelo projeto. Os alunos saem do seu bairro no período da manhã e retornam no final da tarde, tendo as despesas como deslocamento e alimentação custeadas pelo projeto.
Etapas de seleção
Para participar do Projeto Impulso o aluno precisa estar matriculado no 5º ano da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, localizada no bairro Interlagos, onde é realizado um processo de seleção, com etapas desde uma pré-seleção até entrevistas com os pais, como explica o advogado e presidente do projeto, Dr. Marcos Boschirolli. “Os professores das crianças que estão no 5ª ano nos fazem uma pré-seleção, depois nós pedimos para que essas pré-selecionadas façam uma redação para escrever o que elas gostariam de ser quando crescerem. Desta redação, nós fazemos mais uma seleção, reduzindo o número de candidatos e por fim são feitas as visitas às casas”, explica.
De todas as etapas para selecionar os futuros alunos, cada uma é analisada criteriosamente, mas a conversa com a família dos estudantes é decisiva. “São feitas identificações dos pais que têm autoridade sobre os filhos, porque as cobranças que nós fazemos a partir do momento em que estão no Impulso, são cobranças diretas aos pais, pois entendemos que não adianta fazer uma cobrança direta para uma criança, então é preciso que os pais tenham essa autoridade, para que realmente funcione”, destaca o presidente.
Recursos
Como um projeto social, o Impulso é mantido por meio de apoiadores que abraçaram a causa juntamente com o Dr. Marcos Boschirolli, e vêm dando auxílio financeiro mensalmente para o funcionamento do projeto, garantindo que todas as oportunidades prometidas aos alunos sejam atendidas. Mas mesmo com todo apoio, os recursos continuam sendo o principal obstáculo. “Os nossos desafios são sempre estes, de conseguir manter isso funcionando, portanto estamos sempre precisando de apoiadores que coloquem dinheiro no projeto, não só para manter funcionando, como também para poder ampliar o número de crianças atendidas”, reforça o advogado.
Intercâmbio
Atualmente, o Rotary Club de Cascavel fornece bolsas de intercâmbio para alunos que se encaixam no subsídio estudantil designados para jovens carentes, onde os custos são bancados pela instituição. Apenas uma vaga é fornecida por região e a existência do Projeto Impulsa facilita esta seleção, tendo alunos que se encaixam no processo.
Vinícius Rocha é cascavelense e aluno do Projeto Impulso. Foi intercambista na Índia pelo Rotary por nove meses e retornou ao Brasil nesta terça-feira, 13 de maio. Ele destaca a importância do projeto neste processo. “Eu fiz parte do Impulso por quase metade da minha vida, então ele foi a peça central para moldagem do meu relacionamento com o mundo, me ensinando disciplina, raciocínio e foco. A experiência do intercâmbio foi maravilhosa, conhecer uma cultura totalmente diferente e com uma imersão integral é uma coisa incrível! Isso ajudou o meu crescimento pessoal em 200%. De volta ao Brasil, pretendo ingressar em uma universidade e aplicar tudo o que aprendi durante esses anos”, contou o aluno.
Mais Lidas
Publicidade