Empresário de Cascavel é preso suspeito de grilagem de terras em operação nacional da Polícia Civil
Investigação do Piauí aponta desmatamento ilegal e invasão de terras públicas; mandados foram cumpridos no Paraná e Mato Grosso...
Um empresário de Cascavel foi preso na manhã desta sexta-feira (23) durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil no Oeste do Paraná. A ação faz parte de uma investigação que apura crimes de grilagem de terras no estado do Piauí.
Contra o suspeito havia um mandado de prisão temporária expedido pela Vara de Conflitos Fundiários da comarca de Bom Jesus (PI). Ele foi localizado em Cascavel, onde também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sua residência. Após ser detido, o empresário foi encaminhado ao sistema penitenciário do Paraná (Depen).
A investigação é conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) dentro do programa Pacto pela Ordem, com apoio das Polícias Civis do Piauí, Paraná e Mato Grosso, da Polícia Militar do Mato Grosso e da Superintendência de Operações Integradas (SOI).
As diligências ocorreram em dois estados nesta semana: em Rondonópolis (MT), na quarta-feira (21), e em Cascavel (PR), nesta sexta-feira (23). Foram presos o gerente e o proprietário da Fazenda Mundo Novo, localizada entre os municípios piauienses de Manoel Emídio e Alvorada do Gurguéia.
As apurações começaram em 2024, após denúncias feitas à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) sobre crimes ambientais. Em uma das ações iniciais, dois tratoristas foram presos em flagrante enquanto desmatavam a área investigada.
Uma auditoria realizada pelo Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) confirmou o desmatamento ilegal de 1.432 hectares, sendo 333 hectares em área de Mata Atlântica — considerada de preservação permanente.
Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, desmatamento ilegal, invasão de terras públicas, destruição e danificação de floresta protegida e da Mata Atlântica. Eles estão à disposição da Justiça do Estado do Piauí para os procedimentos legais.