Acic Jovem protagoniza ações de cidadania com Feirão do Imposto
No Dia D, marcado para sábado, 31, será montada uma tenda interativa no centro da cidade, com uma calculadora de impostos...
Durante todo o mês de maio, conselhos de jovens empresários de todas as regiões do Brasil deram exemplo de cidadania e protagonismo social ao realizar uma série de mobilizações e ações educativas sobre a carga tributária. Um dos destaques é o trabalho desenvolvido em Cascavel pelo Acic Jovem sob a liderança de Luiz Mokwa.
“Durante o mês de maio, desenvolvemos uma das maiores programações do Estado dentro da campanha nacional do Feirão do Imposto”, conta Luiz. “Realizamos três blitze de conscientização, duas ações simbólicas de abatimento de imposto em combustíveis e, nesta semana final, temos mais de 30 lojas dos shoppings Catuaí e JL participando com produtos com isenção parcial de impostos”.
No Dia D, marcado para sábado, 31, será montada uma tenda interativa no centro da cidade, com uma calculadora de impostos, para que a população possa visualizar, na prática, quanto paga de tributo nas suas contas do dia a dia. O objetivo é tornar o tema da mais próximo e compreensível ao cidadão comum, conforme Luiz, que agradece o apoio da diretoria da Acic e o comprometimento dos integrantes do Acic Jovem para o sucesso das ações desenvolvidas.
Além das atividades de mobilização popular, o Acic Jovem também se destacou na atuação institucional. “Apresentamos quatro projetos de lei à Câmara de Vereadores, todos com foco em transparência tributária e educação fiscal. Promovemos ainda três happy hours temáticos, fortalecendo o engajamento entre empresários, jovens empreendedores e representantes do poder público”.
Trabalho conjunto - Segundo o coordenador do núcleo, as conquistas são resultado direto do envolvimento coletivo. “Nada disso seria possível sem o envolvimento do grupo. Cada integrante contribuiu com ideias, tempo, energia e execução. Esse senso de pertencimento fortalece o grupo, gera união e mostra, na prática, como o associativismo transforma realidades. O resultado é um trabalho coletivo que faz o Acic Jovem crescer com relevância e propósito”, destaca Luiz.
O presidente da Acic, Marcio Blazius, enaltece o projeto: “O Feirão do Imposto é um instrumento disseminador de informações que todo cidadão brasileiro deveria conhecer. Saber o quanto se paga em tributos é fundamental para cobrar lisura e, principalmente, responsabilidade na utilização desses recursos. Tenho grande simpatia por esse movimento, até porque comecei minha trajetória na associação comercial integrando a Câmara Técnica Tributária, na qual esses temas sempre foram prioridade”.
Origem - A campanha nacional do Feirão do Imposto teve início em 2002 por iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores de Joinville (SC) e hoje é coordenada em todo o País pelo Conaje (Conselho Nacional de Jovens Empresários. Uma das principais conquistas da história do Feirão do Imposto foi a Lei 12.741/12, conhecida como Lei do Imposto na Nota, que passou a obrigar os estabelecimentos a informar nos documentos fiscais o valor aproximado dos tributos embutidos nos preços.
A alta carga tributária no Brasil tem impacto direto no cotidiano das pessoas, instituições e empresas. Dados recentes do relatório Revenue Statistics in Latin America and the Caribbean 2024, divulgados com base em informações de 2022, mostram que o Brasil lidera o ranking da América Latina com 33,3% de carga tributária em relação ao PIB. Na sequência aparecem Argentina – 29,6%; Uruguai – 26,6%; Costa Rica – 25,5% e Chile – 23,9%. “Só com informação, cobrança e bom-senso vamos, um dia, mudar essa realidade”, conforme Luiz Mokwa.