sábado, 31 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Operação Basta! põe fim a quadrilha que sequestrou e agrediu aposentado em Cascavel

Com apoio de três estados, ação policial identifica e prende envolvidos em crime brutal que chocou a comunidade no início do ano.

Divulgação/PC

Cascavel, PR – Uma operação policial foi realizada nesta sexta-feira (30/05), marcou o desfecho de quatro meses de investigação sobre um crime violento que teve grande repercussão em Cascavel. A ação, batizada de Operação Basta!, foi coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Cascavel e contou com apoio da Polícia Civil de Goiás, da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (PR) e de outras unidades da Polícia Civil de Cascavel. Foram cumpridas 10 ordens judiciais nas cidades de Cascavel, Toledo e Santo Antônio do Descoberto (GO).

O caso teve início em 13 de janeiro deste ano, quando um aposentado de 60 anos, proprietário de um sítio, foi atraído para uma emboscada ao receber uma ligação com uma suposta oferta de patos. Ao chegar no bairro Universitário, ele foi abordado por um dos envolvidos, que o convenceu a ir até outro local. No caminho para o bairro Veredas, o criminoso anunciou o assalto e, sob ameaça, obrigou o aposentado a dirigir até uma zona rural. Lá, um segundo assaltante se juntou à ação. A vítima foi amarrada, agredida física e psicologicamente, e forçada a realizar transferências via Pix que somaram R$ 12.450,00. A caminhonete Strada do aposentado também foi levada. Ele só conseguiu pedir socorro após conseguir se soltar com a ajuda de um transeunte, cerca de três horas depois.

A investigação, liderada pelo delegado Dr. Marcos Fontes, foi considerada extremamente desafiadora. Por ter ocorrido em um local isolado e sem testemunhas, foi necessário o uso de métodos avançados de investigação e medidas cautelares autorizadas pelo Ministério Público e pelo Judiciário. Ao final da apuração, cinco pessoas foram identificadas como participantes diretos ou indiretos do crime.

Chamou a atenção dos investigadores o envolvimento do mentor intelectual do assalto, que havia trabalhado na casa da vítima meses antes e utilizou essas informações para planejar a ação. Ele coordenou todos os passos do grupo e foi o responsável por levar a caminhonete até a fronteira com o Paraguai. Outro casal atuou como motoristas e olheiros, assegurando o transporte seguro do veículo roubado. Os dois autores do sequestro e das agressões também foram identificados.

A maioria dos envolvidos possui antecedentes criminais. O mentor, por exemplo, já tinha condenação por roubo de veículo e foi preso em flagrante no início de 2024, em outra ação semelhante envolvendo cárcere privado.

A Operação Basta! representa um importante avanço no combate à criminalidade violenta na região, reforçando o compromisso da Polícia Civil em investigar, identificar e responsabilizar todos os envolvidos, mesmo em casos complexos e de difícil elucidação.

Luiz Felipe Max

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.