Treinamento de primeiros socorros prepara servidores da Assistência Social em Toledo
O intuito é ampliar o conhecimento dos servidores sobre os primeiros atendimentos em casos de emergência ou urgência..
Compartilhar conhecimento para salvar vidas. Esse é o propósito do treinamento prático promovido pelos integrantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consamu, realizado nesta sexta-feira (13), em Toledo. Voltado a servidores públicos da rede de Assistência Social do município, o curso — realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros — teve como objetivo capacitar os participantes para o atendimento a vítimas até a chegada do SAMU ou do Siate.
O intuito é ampliar o conhecimento dos servidores sobre os primeiros atendimentos em casos de emergência ou urgência. Durante a capacitação foram repassadas orientações com foco em evitar o agravamento das condições de saúde, manter os sinais vitais estáveis e agir de forma adequada em diversas situações clínicas e de trauma.
O treinamento ministrado pelos instrutores Cindhy Cortez e Edgar Luís foi realizado no auditório da Prefeitura de Toledo e contou com a participação de 62 funcionários. “O curso de primeiros socorros oferece diversos benefícios, como a redução de riscos, a melhoria da segurança e o aumento da capacidade de salvar vidas”, destacou a enfermeira do NEP, Indiara Hartamann.
Atuação do NEP
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) tem desempenhado um papel fundamental na capacitação de profissionais de diversas áreas, com foco em orientações práticas sobre como agir em situações de urgência e emergência. Uma das principais iniciativas do núcleo é o projeto Samuzinho nas Escolas, que leva conhecimentos essenciais sobre primeiros socorros e atendimentos de emergência para dentro das salas de aula. A ação envolve alunos, professores e funcionários, promovendo uma cultura de prevenção e preparo em toda a comunidade escolar.
O projeto abrange todo o território de atuação do consórcio, que é composto por 43 municípios, contribuindo significativamente para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com situações críticas.