terça-feira, 01 de julho de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Esporte

Rafael Fleck vence a Fórmula Truck em Campo Grande e embola o campeonato

Com a sétima colocação em Campo Grande, o catarinense Túlio Bendo se mantém na liderança do campeonato, 20 pontos à frente de Rafael Fleck.

Tiago Soares

CAMPO GRANDE (MS) – Depois de largar em oitavo em função por não ter feito no sábado a sua volta no Top Qualifying por problemas mecânicos, o gaúcho Rafael Fleck venceu a prova da categoria GT Truck (motores eletrônicos) na 5ª etapa da Fórmula Truck. A prova foi disputada no início da tarde deste domingo (15), no Autódromo Orlando Moura, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, valendo pelo Campeonato Interestadual e pela Copa Mercosul. 

Rafael Fleck completou 23 voltas em 46m45s449, recebendo a bandeirada 12s369 à frente do catarinense Everton Fontanella, seu companheiro de equipe na Fontanella Racing, que tinha largado na pole position e liderado os primeiros oito minutos da competição. Foi uma dobradinha da equipe e da Scania.

Em terceiro se classificou o paranaense João Batista M. dos Santos Filho, o Joãozinho Santa Helena, com um caminhão DAF. Ele chegou à frente do também paranaense Edivan Monteiro, que com um Mercedes-Benz, obteve a quarta colocação. Ele foi um dos destaques da corrida, uma vez que tinha largado em 13º e pela primeira vez na atual temporada concluir uma prova e foi ao pódio. O gaúcho Douglas Collet, com um Scania, é o quinto colocado, ao passo que o também gaúcho Robson Portaluppi, com Ford Cargo, fechou o grupos dos competidores que foram ao pódio.

O catarinense Túlio Bendo (Mercedes-Benz) se classificou na sétima colocação, com o gaúcho Jorge Maurício Ribeiro, o Jorginho Feio (Scania) em oitavo; o paulista Alex de Andrade Vieria (Mercedes-Benz) em nono; e o paranaense Adriano Rocha (Scania), em 10º.

Na classificação extraoficial do campeonato, com o sétimo lugar em Campo Grande, Túlio Bendo se mantém na liderança do Campeonato Interestadual, com 450 pontos. A vitória leva Rafael Fleck de quarto para a vice-liderança, com 430 pontos, ficando a 20 pontos do líder, enquanto que Alex de Andrade Viera cai de segundo para terceiro, agora somando 410 pontos. Na Copa Mercosul, Fleck passa a ser o novo líder, com  230 pontos, enquanto que Everton Fontanella é o segundo colocado, com 210; e Túlio Bento, o terceiro, com 205 pontos. 

Caminhão perfeito

Falando de sua atuação na capital sul-mato-grossense, Rafael Fleck disse que o seu Scania estava perfeito, tanto que ganhou cinco posições ainda na primeira volta. De oitavo pulou para terceiro. “Estou muito feliz com esta vitória. O caminhão estava muito bom e estou contente também pela boa performance da equipe, com a boa atuação do Everton e também do Ramiris enquanto não teve toques e problemas. A disputa do campeonato ficará mais empolgantes nas próximas etapas”, frisa Rafael Fleck.

A 6ª etapa da temporada está marcada para o dia 26 de julho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, tendo como novidade a realização de provas noturnas. 

A Fórmula Truck 2025 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas; Master Power, Eckisil, Trovão Brasil e Milwaukee, parceria de Boff Industria, JF Truck Especialistas, MS Diesel, Planeta Caminhão, Revista TruckSul Brasil e MAS Turfa Orgânica; supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.


Resultados da categoria GT Truck em Campo Grande

1º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, 23 voltas em 46m45s449

2º) Everton Fontanella (Criciúma-SC), Scania, a 13s369

3º) João Batista M. dos Santos Filho (Colombo-PR), DAF, a 16s860

4º) Edivan Monteiro (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 37s860

5º) Douglas Collet (Casca-RS), Scania, a 38s563

6º) Robson Portaluppi (Bento Gonçalves-RS), Ford Cargo, a 51s851

7º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 1m01s218

8º) Jorge Maurício Ribeiro (Pelotas-RS), Scania, a 1m12s341

9º) Alex de Andrade Vieira (Santos-SP), Mercedes-Benz, a  1m25s496

10º) Adriano Rocha (Araucária-PR), Scania, a 1m30s249

11º) Sandro Abelardo Pinheiro (Itapema-SC), Mercedes-Benz), a 1m33s705

12º) João Helder Mottin (Curitiba-PR), Volvo, a 1m49s453

13º) Robson Luiz Trevizol (Xanxerê-SC), Volkswagen, a 1 volta

14º) Fabrício Rossato (Campo Largo-PR), DAF, a 1 volta

15º) Ramiris Fontanella (Lauro Muller-SC), a 1 volta

16º) Leandro Reis (Goiânia-GO), Scania, a 6 voltas

Não completaram 75% da prova

17º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 7 voltas

18º) Douglas Torres (Curitiba-PR), Iveco, a 8 voltas

19º) Roberto Luiz Ançay Filho (Mandirituba-PR), Volvo, a 8 voltas

20º) Ricardo Alcides Ançay (Araucária-PR), Mercedes-Benz, a 10 voltas

21º) Jair Moura (Cachoeirinha-RS), Ford Cargo, a 18 voltas

22º) Lazaro Donizete Domiciano (São João da Boa Vista-SP), Volkswagen, a 19 voltas

23º) Alysson Nurnberg (Foz do Iguaçu-PR), Scania, a 22 voltas

Luiz Felipe Max

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.