Cascavel

Atletas do Handebol FAG chegam a segunda semana de trabalhos presenciais

Sob o comando do técnico Neudi Zenatti, os trabalhos ainda são voltados para a real...

20 ago 20 - 13h52 Redação SOT
Atletas do Handebol FAG chegam a segunda semana de trabalhos presenciais

A equipe FAG/Cascavel/Bearskin CrossFit chegaram a segunda semana do retorno às atividades presenciais, que tiveram início na segunda-feira (10). Sob o comando do técnico Neudi Zenatti, os trabalhos ainda são voltados para a realização de alguns testes e também para o aprimoramento da parte física das atletas, que passaram um bom período treinando em suas residências. A equipe tem trabalhado no Complexo Esportivo do Centro Universitário FAG e também na Bearskin CrossFit, sob o comando do preparador físico Pedro Gurgacz.

As atletas e os membros da comissão técnica seguem um rigoroso regime de higienização e cuidados antes das atividades, com a utilização de máscaras e álcool em gel, além de um tapete com álcool para a desinfecção dos pés. Os profissionais também tem a temperatura aferida quando chegam nos locais para o início dos treinos.

Sob o comando do professor Lissandro Dorst, supervisor da equipe e docente no curso de Educação Física da FAG, as atletas realizaram quatro testes: Saltos Verticais (para a avaliação de potência dos membros inferiores), Abdominais (avaliar a força de resistência dos músculos abdominais), Leger (teste de corrida de 20m em vários estágios, usado para estimar a capacidade aeróbica do atleta), e Flexões de Braços (avaliar a força de resistência dos membros superiores).

Capitã da equipe, a goleira Isabela Ferrarin destacou como tem sido esse retorno do elenco, dos cuidados e das preocupações quanto a doença e também para o calendário de competições em 2020: “Foi uma semana de muito cuidado e atenção, porque é como se fosse um começo de temporada. Os trabalhos foram passados de acordo com o planejamento pensando no atleta. A conversa (entre as atletas e a comissão técnica) é que devemos ser cuidadosas e que devemos respeitar as normas estabelecidas para o combate à Covid-19. Esperamos terminar bem a temporada. Pensamos ainda na hipótese de Liga Nacional e Campeonato Paranaense, mas algumas equipes não voltaram aos treinamentos, pois a realidade em outras regiões é diferente, e precisamos que todas as equipes estejam preparadas, no sentido de segurança em relação à Covid-19, e em questão de treinamento, para aí pensarmos em um possível retorno dessas competições”.

Neudi Zenatti, técnico da equipe cascavelense, salienta a estrutura disponibilizada pelo Centro Universitário FAG para a realização dos treinamentos, e o quanto esse retorno é importante para as atletas nesse momento de pandemia: “Com o que a FAG nos oferece e pela estrutura que ela tem lá, a gente teve as condições idéias de começarmos os treinamentos, tomando todos os cuidados possíveis. Resolvemos dar início até para recuperar um pouquinho da autoestima das atletas que estavam com alguns problemas, até em questão do psicológico entrar em um processo de estresse, que essa pandemia tem causado a todos nós. Inicialmente, vamos fazer os trabalhos físicos, e projetamos, em um futuro breve, retornar aos treinos com bola. Todas as atletas tem seguido o que programamos, e as atividades também estão sendo feitas dentro das orientações dos órgãos de saúde, com o distanciamento e a higienização necessária”.

Quanto a realização do Campeonato Paranaense e da Liga Nacional, competições que a equipe deve disputar em 2020, o cenário ainda está incerto: a Liga de Handebol do Paraná (LHPr) ainda não oficializou o início do estadual, mas sinaliza que deva acontecer entre a primeira e a segunda quinzena de setembro. Já no âmbito nacional, Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) sinaliza para a realização de uma ‘bolha’, escolhendo uma cidade sede para a disputa das partidas, assim como tem ocorrido na NBA e na Liga dos Campeões. O objetivo da entidade é de que em duas semanas, a competição possa ser realizada.

Via: Assessoria Handebol FAG - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.