quarta-feira, 18 de junho de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cotidiano

Duas estradas rurais de Santa Tereza do Oeste receberão pavimentação, beneficiando produção agrícola da região

Investimento foi confirmado em reunião entre o deputado Gugu Bueno, secretário Márcio Nunes e o prefeito Amarildo Rigolin..

Divulgação

A cidade de Santa Tereza do Oeste foi contemplada com um investimento para a pavimentação de dois trechos, totalizando 5,7 km. As comunidades de Vila União e Rio Santinho serão beneficiadas. O investimento foi anunciado nesta terça-feira (17) durante reunião em Curitiba com o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes, o prefeito Amarildo Rigolin e o 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Gugu Bueno. A iniciativa atende a uma demanda estratégica para o desenvolvimento rural do município.

O trecho beneficiado é essencial para o escoamento da produção agropecuária e para o transporte escolar, cruzando uma área com dezenas de aviários, bacias leiteiras e estruturas de suinocultura. A estrada também garante acesso a propriedades que sustentam famílias dedicadas à produção de proteína animal, atividade central para a economia da região.

O 1º secretário da ALEP, deputado estadual Gugu Bueno, explicou que a presença do Governo do Estado nas comunidades rurais, por meio de obras estruturantes como a pavimentação de estradas, representa um avanço concreto para quem vive e trabalha no interior. Ele destacou que ações como essas fortalecem diretamente a base produtiva do Estado. “A gente sabe a riqueza que o nosso interior produz. Levar asfalto para uma estrada rural significa garantir melhores condições de escoamento da safra, mais dignidade para os produtores e qualidade de vida para quem depende diariamente dessas vias. É um momento marcante, de alegria para todos nós que defendemos o desenvolvimento regional”, afirmou Bueno.

Segundo o deputado, o repasse dos recursos estaduais representa apenas a primeira etapa. A partir de agora, cabe aos municípios dar agilidade aos trâmites técnicos para viabilizar a execução das obras. “O recurso já está disponível. Agora é hora de os prefeitos correrem com os projetos, para que, logo após a aprovação, possamos assinar os convênios e iniciar as obras. Sem dúvida, são intervenções que vão transformar o interior e contribuir com o desenvolvimento sustentável de cada região do Paraná”, completou o 1º secretário da ALEP.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, destacou o impacto estrutural que o programa tem trazido ao meio rural paranaense. “O Governo do Paraná está executando o maior programa de conservação de água, solo e recuperação da efetividade do solo do Brasil. Dentro dessa estratégia, estamos iniciando também a pavimentação rural em diversos trechos. A ação melhora a trafegabilidade, reduz o custo de produção e garante que insumos, como o adubo, cheguem às propriedades com mais eficiência”, explicou Nunes.

Márcio Nunes também reforçou a importância da obra para o cotidiano das famílias que vivem no campo. “Além disso, assegura que tudo o que é produzido no campo — frango, porco, peixe, leite, carne — possa sair com qualidade. E o mais importante: garante melhores condições para o transporte escolar e para o deslocamento das famílias, inclusive em situações de emergência. A pavimentação rural faz parte dos caminhos da integração e da rota do progresso que estamos construindo no Paraná”, completou o secretário.

O prefeito Amarildo Rigolin agradeceu o atendimento da demanda e detalhou os benefícios da obra. “Está liberado o investimento para seis quilômetros de estrada rural para nós, graças ao apoio do nosso secretário Marcio Nunes e do deputado Gugu. Só temos que agradecer ao deputado, ao secretário e ao governador Ratinho Junior por prestigiarem Santa Tereza com esse projeto que vem em benefício direto da população rural”, afirmou o prefeito.

Segundo o prefeito, o asfalto vai atender uma região produtiva e facilitará também a locomoção dos estudantes. “O trecho contempla várias estruturas de aviários, bacias leiteiras e chiqueirões de porco. O transporte escolar vai passar por toda essa área, então esse investimento vai beneficiar bastante os nossos agricultores e também os nossos alunos”, concluiu Amarildo Rigolin.

Luiz Felipe Max

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.