Uma cidade chamada Cascavel: o nome que despertou a curiosidade e o carinho de um estudante mineiro
Atividade escolar motivou estudante a enviar carta à cidade de Cascavel e gerou intercâmbio cultural com resposta afetuosa da Prefeitura..

Na correria do dia a dia, nos esquecemos de olhar para a nossa cidade com os olhos de quem está vendo tudo pela primeira vez. Por isso, às vezes, é preciso que alguém de fora nos devolva esse olhar. Foi exatamente isso que aconteceu com Cascavel recentemente.
A cidade foi escolhida como destino em uma atividade escolar proposta por uma professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Orestes Diniz, em Betim, Minas Gerais, aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. O projeto se chama "Cartas para o Brasil" e a proposta era simples: os alunos do deveriam escolher, em um mapa do Brasil, uma cidade que gostariam de conhecer e escrever uma carta para lá.
Entre tantas possibilidades, um nome chamou a atenção do estudante Erick Cristiano Monteiro da Silva: Cascavel. “Uma cidade com nome de cobra? Pensei: vou escrever pra lá!”, contou ele, com bom humor.
Mas o que começou como uma brincadeira virou curiosidade genuína. "Chegando em casa fui pesquisar um pouco sobre a cidade. Descobri que a palavra "Cascavel" origina-se de uma variação do latim clássico cujo o significado é borbulhar d'água e que o nome também tem relação com a quantidade de cobras encontradas no local", contou ele.
O estudante revelou sua admiração pelo Sul do Brasil e contou que ficou encantado com os parques ecológicos da cidade, a quantidade de atividades culturais e esportivas e com o que "parece ser um lugar acolhedor e cheio de vida”, segundo suas próprias palavras. Ao explorar ainda mais, Erick descobriu outro motivo para visitar a cidade: experimentar o maior churrasco do mundo, tradição da Festa do Trabalhador que ocorre anualmente por aqui.
A carta não apenas chegou ao destino, como emocionou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec). Ela foi parar nas mãos da secretária Margarida Carneiro, que não escondeu a alegria. “Foi uma grata surpresa. Receber uma carta como essa nos lembra do motivo que nos move todos os dias: trabalhar para que nossa cidade seja cada vez mais acolhedora, inspiradora e digna de ser conhecida pelo Brasil", contou.
E como ignorar tanto carinho? Para agradecer o gesto, a equipe da Semdec respondeu à altura. Na resposta, a secretária contou a ele que o nome da cidade, sim, tem a ver com o grande número de cobras cascavéis encontradas por aqui na época da chegada dos pioneiros.
A Semdec também preparou para Erick um kit com mapas turísticos, informações sobre a economia local, camisetas do Futebol Clube Cascavel e outros brindes, além de um convite especial. “Se um dia vier, Cascavel estará de portas abertas. Não só para ele, mas para toda a turma. Porque aqui, além de um nome curioso, temos história, cultura, natureza, acolhimento e muita vontade de receber bem”, finalizou a secretária.
Mais Lidas
Publicidade