PRF apreende 85 iPhones sem nota fiscal durante abordagem na BR-277, em Cascavel
Celulares estavam nas bagagens de duas passageiras que seguiam em carro de aplicativo rumo a Curitiba..
Na tarde desta segunda-feira (30), por volta das 15h40, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um veículo Renault Sandero durante fiscalização no km 410 da BR-277, em frente à Unidade Operacional da corporação, em Cascavel, no oeste do Paraná.
O carro fazia transporte de passageiros por aplicativo e levava três ocupantes: duas mulheres com destino a Curitiba e um homem que viajava para a cidade de Lapa (PR). Durante a vistoria no interior do veículo, os agentes localizaram, dentro das bagagens das duas passageiras, cerca de 85 celulares da marca iPhone, além de uma grande quantidade de acessórios e periféricos de informática.
Todos os produtos estavam sem nota fiscal e não possuíam o devido desembaraço aduaneiro, o que configura o crime de descaminho — prática que consiste na entrada de mercadorias estrangeiras no país sem o pagamento dos impostos obrigatórios.
Diante da irregularidade, o veículo foi apreendido e encaminhado à sede da Receita Federal em Cascavel. As duas mulheres foram presas em flagrante e levadas à Delegacia da Polícia Federal. Já o motorista do aplicativo e o terceiro passageiro foram conduzidos para prestar depoimento, sendo ouvidos como testemunhas.
A PRF alerta que o transporte de mercadorias sem comprovação fiscal é ilegal e pode levar à apreensão dos produtos, do veículo utilizado e à responsabilização penal dos envolvidos.