Salas do Empreendedor de Corbélia, Terra Roxa e Três Barras recebem Selo Diamante
Reconhecimento de excelência em atendimento foi recebido em Brasília, no último dia 26...
As cidades de Corbélia, Terra Roxa e Três Barras, no oeste do Paraná, receberam pela primeira vez o Selo Diamante, certificação de excelência concedida pelo Sebrae Nacional às Salas do Empreendedor que se destacaram no atendimento aos microempreendedores. A entrega ocorreu em Brasília no dia 26 de junho. Em todo o País, 114 Salas do Empreendedor de 16 estados foram reconhecidas.
O reconhecimento é voltado a iniciativas consideradas referência em 2024. As Salas do Empreendedor, presentes em todo o Brasil em parceria com as prefeituras, agilizam processos de abertura e regularização de empresas, além de oferecerem serviços exclusivos para Microempreendedores Individuais (MEI).
Em Corbélia, cidade a 36 quilômetros de Cascavel, Paulo Rafael Tavares é o responsável pela Sala do Empreendedor. Em 2024, foram realizados mais de 1.400 atendimentos.
“Receber a premiação é a consolidação da qualidade da entrega e do comprometimento que temos com os nossos empreendedores. Agora, o desafio é manter a excelência, ampliar parcerias e gerar ainda mais oportunidades a quem deseja empreender”, destaca Paulo.
Em Três Barras do Paraná, município com pouco mais de 11 mil habitantes, a certificação também marcou um trabalho de fortificação local. Daniele de Oliveira Padilha, chefe do Departamento de Tributação, Fiscalização e Arrecadação do município, relembra o início da Sala inaugurada há quatro anos.
“A nossa Sala foi instalada em 2021. Receber o Selo é uma sensação inexplicável, de satisfação e orgulho. Comecei como estagiária, enfrentei desafios e consegui chegar ao Selo Diamante. O município e o desenvolvimento ganham”, afirma Daniele.
No caso de Terra Roxa, o reconhecimento é resultado de um trabalho que soma mais de uma década, como explica Aurea Nunes Ferrari, responsável pela Sala do Empreendedor da cidade.
“Desde o início, enfrentamos muitos desafios: estruturar um atendimento de qualidade, acompanhar as mudanças nas políticas públicas e, principalmente, entender e atender as necessidades reais dos empreendedores”, relembra.
Selo Diamante
Conquistar o Selo Diamante é alcançar o mais alto nível de excelência. A avaliação leva em conta critérios como atendimento, ambiente de negócios, gestão, infraestrutura, serviços, presença digital e capilaridade.
A consultora do Sebrae/PR, Kellen Oliveira, acompanhou de perto a evolução das três salas reconhecidas.
“Essas três salas do Oeste se destacaram em todos os critérios. O Selo reconhece equipes comprometidas em atender com excelência os microempreendedores individuais, que movimentam a economia local e regional”, reforça a consultora Kellen.
Reconhecimento nacional
No Paraná, 24 salas receberam o Selo, incluindo as de Bandeirantes, Campo Largo, Cianorte, Corbélia, Cruz Machado, Curitiba, Doutor Camargo, Ipiranga, Marmeleiro, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Piên, Planalto, Pranchita, Rondon, São Manoel do Paraná, Terra Roxa e Três Barras do Paraná. No caso de Curitiba, foram certificadas as unidades dos bairros Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Fazendinha, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.
Lançado em 2022, o Selo é uma metodologia que avalia as Salas do Empreendedor com base em critérios qualitativos e quantitativos, classificando-as nas categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Os critérios incluem qualidade no atendimento, ambiente físico, presença digital, articulação com o Município e conteúdo oferecido ao público.