sexta-feira, 04 de julho de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Proerd inicia novo ciclo em Cascavel com aula inaugural na Escola Gladis Maria Tibola

Programa da Polícia Militar foca na prevenção às drogas e à violência entre alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino...

Divulgação

A Escola Municipal Professora Gladis Maria Tibola recebeu, na manhã desta quarta-feira (2), a aula inaugural do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Desenvolvido pela Polícia Militar e voltado para alunos do 5º ano, o programa é uma das principais ferramentas preventivas adotadas em Cascavel para combater o uso de entorpecentes entre crianças e adolescentes, promovendo cidadania e responsabilidade desde cedo.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, marca o início do ciclo 2025 do Proerd em toda a Rede Municipal de Ensino. O programa, que une abordagem lúdica e conteúdo educativo, tem como foco o fortalecimento da tomada de decisão segura por parte dos alunos, preparando-os para dizer “não” às drogas e à violência ao longo da vida.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, destacou o impacto do programa e a importância da atuação conjunta entre escola, família e segurança pública. “O Proerd também ensina a valorizar instituições sociais. A polícia não é inimiga, está ali para ajudar, proteger. A escola, a família e a polícia são as três bases que toda criança precisa saber que pode recorrer. Por isso, para nós, é uma grande satisfação iniciar o Proerd nesta escola, com um trabalho que será desenvolvido em toda a rede pública".

Já o secretário da Secretaria Especializada em Políticas sobre Drogas, Marcelo da Silva, lembrou que o trabalho de prevenção é uma das formas mais eficazes de combater o avanço da dependência química. “A prevenção é muito mais fácil e mais eficiente do que a recuperação. Por isso, é muito importante, desde pequenininho, já passar essa orientação às crianças, para que não se envolvam nessa vida do mundo das drogas”.

Responsável por conduzir as aulas do programa nas escolas, o 2° Sargento da Polícia Militar, Roberto Camargo, policial Proerd, reforçou que o conteúdo trabalhado vai muito além da sala de aula. “O principal foco do programa é o poder decisório da criança. A gente trabalha bastante a questão de pensarem nas consequências, principalmente em relação às drogas, e de criar essa resistência e de dizer não. Isso eles levam pra vida toda”, pontuou.

Durante o segundo semestre de 2025, o Proerd será ministrado em diversas unidades da rede municipal, com foco nos alunos do 5º ano, por ser considerada uma fase escolar estratégica, em que os estudantes estão prestes a ingressar na adolescência.

A expectativa da Secretaria de Educação é encerrar o ano celebrando não apenas o fim do curso, mas o início de uma nova etapa para centenas de crianças em Cascavel. “Esperamos uma grande formatura aí no final do ano, com nossos alunos encerrando esse processo realmente aprendendo a dizer não às drogas e mais conscientes do papel deles na sociedade”, conclui a secretária Marcia Baldini.

Luiz Felipe Max

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.