quinta-feira, 03 de julho de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Operação Specula: Polícia Federal desarticula quadrilha de tráfico internacional de drogas em Foz do Iguaçu

A PF apreendeu mais de R$ 1,3 milhão em dinheiro vivo; galpão funcionava como entreposto estratégico do esquema

Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (3), em Foz do Iguaçu (PR), a Operação Specula, voltada ao combate de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, principalmente maconha e cocaína. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, todos na cidade paranaense.

As investigações começaram em outubro de 2024, após o monitoramento de movimentações suspeitas em um galpão no bairro Parque da Lagoa, que vinha sendo utilizado como entreposto logístico para armazenar e distribuir entorpecentes. As drogas eram transportadas para diversos estados brasileiros escondidas em compartimentos ocultos, como fundos falsos de caminhões, pneus e até com o uso de cal hidratada para disfarçar o cheiro.

Durante a operação, foram registradas cinco apreensões, totalizando 6.288 quilos de maconha e 108 quilos de cocaína, além da prisão em flagrante de quatro pessoas e a apreensão de dez veículos utilizados pela quadrilha.

Em um dos casos mais ousados, o grupo utilizou um caminhão dos Correios para tentar camuflar o transporte ilegal. A investigação também identificou o uso de motoristas batedores, que circulavam à frente dos veículos carregados com drogas para alertar sobre fiscalizações e barreiras policiais no caminho.

O nome da operação, Specula, vem do latim e significa “ponto de observação”, fazendo referência à função estratégica desempenhada pelo galpão da quadrilha. Durante os cumprimentos de mandados, foram apreendidos R$ 1.354.600,00 em espécie, reforçando o poder financeiro da organização criminosa.

A PF segue com as investigações para identificar outros possíveis integrantes e ramificações do esquema em território nacional e internacional.

Luiz Felipe Max

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.