Com ações das Guardas Municipal e Patrimonial, Cascavel reduz índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025
Atuação da Secretaria de Segurança resulta em mais de 9 mil abordagens, 72 veículos recuperados e queda expressiva nas ocorrências patrimoniais..
Nos primeiros seis meses de 2025, a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, intensificou o combate à criminalidade na cidade. O balanço operacional aponta que, somente no primeiro semestre, as ações resultaram em 9.376 pessoas abordadas nas ruas, na apreensão de aproximadamente 1.987 objetos perfurocortantes e de 2.343 instrumentos utilizados para o consumo de drogas. Além disso, os agentes recuperaram 72 veículos e realizaram 913 encaminhamentos à delegacia. Os dados foram apresentados hoje (07), na Câmara de Vereadores.
Esses resultados são fruto de uma atuação estratégica, que inclui operações de grande escala, como a Operação Blindagem e a Operação Resgate, além de outras ações pontuais realizadas em bairros com maior incidência de ocorrências e chamados.
Para o secretário de Segurança Pública, Coronel Lee, a presença constante dos guardas municipais e patrimoniais nas ruas da cidade é o que tem garantido respostas rápidas e eficazes. “Na segurança pública não existe mágica: existe presença, estratégia e firmeza. O que os números mostram é que nossas ações têm dado resultados concretos e as pessoas já estão sentindo isso nas ruas com menos criminalidade e mais sensação de segurança", destacou.
Segundo a Sesppro, as grandes operações são planejadas com base em dados de inteligência, mapeamento de ocorrências e indicadores criminais. O foco é agir de forma preventiva para evitar situações de risco e retirar de circulação itens que colocam a população em perigo.
Para o secretário, a quantidade expressiva de objetos cortantes e cachimbos apreendidos indica que o patrulhamento ostensivo também tem impacto direto no enfrentamento ao tráfico e consumo de drogas. “Cada item apreendido ou recuperado representa um crime frustrado. Cada abordagem realizada, estamos interrompendo o ciclo do tráfico de drogas e da violência. Por isso, seguimos atentos e firmes, cumprindo nosso compromisso com a população".
Redução expressiva nos crimes contra o patrimônio público
Além do trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, a atuação da Guarda Civil Patrimonial tem sido fundamental na prevenção e resposta rápida a crimes contra prédios e equipamentos públicos. De janeiro a junho de 2025, a corporação atendeu 25 ocorrências relacionadas à depredação e danos ao patrimônio.
O dado que mais chama atenção é a redução significativa desses registros ao longo do semestre. Apenas em janeiro, foram 14 atendimentos, mais da metade do total. Já nos cinco meses seguintes (fevereiro a junho), foram registradas apenas 11 ocorrências.
Essa queda nos números é reflexo direto do monitoramento contínuo e da pronta atuação da equipe, que têm contribuído para evitar prejuízos ao Município e garantir a preservação dos espaços públicos utilizados pela população.
Investimento responsável e trabalho integrado
O trabalho da Sesppro segue alinhado ao plano municipal de segurança, que, apenas em 2025, já garantiu reforço de agentes da Guarda Municipal, ampliação do sistema de videomonitoramento com aquisição de drones e investimentos contínuos em capacitação e outros equipamentos operacionais.
Entre os investimentos realizados no primeiro semestre também se destacam a entrega de 3 motos, 1 guincho e 2 novas viaturas para reforço no patrulhamento e nas ações de fiscalização; qualificação dos agentes para porte de fuzil calibre 5.56 e qualificação de agentes para emissão de notificações de crimes ambientais.
Além disso, a Prefeitura de Cascavel firmou parcerias estratégicas com outras forças de segurança para ampliar ainda mais a cobertura e a estrutura da rede de proteção nos próximos meses. Entre as ações em andamento, destacam-se a implantação da Escola de Formação da Guarda Municipal (Esfaep) no bairro Morumbi; a nova base do Batalhão de Fronteira (BPFron) nas proximidades da rodoviária; a instalação de uma unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Aeroporto Municipal e a construção da nova sede da Polícia Federal. Essas iniciativas reforçam a integração entre as forças policiais e têm contribuído diretamente para a redução dos índices de criminalidade.