Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países que mais geram energia solar no mundo
Dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), indicam que de janeiro a maio de 2025, foram instalados 356 mil sistemas solares no país...
O Brasil vive grandes avanços no setor de energia solar residencial. De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país superou a marca de 2,3 milhões de sistemas residenciais instalados, consolidando-se como um dos mercados mais promissores do mundo na geração distribuída. Só em 2023, o setor cresceu mais de 60%, um ritmo muito acima da média global, trazendo a marca de 4º lugar no ranking dos países que mais geram energia solar no mundo, atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia.
Dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), indicam que de janeiro a maio de 2025, foram instalados 356 mil sistemas solares no país, sendo um grande destaque para o setor residencial. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) estima que os novos investimentos gerados pelo setor fotovoltaico poderão ultrapassar R$ 39,4 bilhões em 2025.
De olho nesses números a Bionova Energia Solar, empresa que surgiu no Paraná e hoje possuí diversas filiais espalhadas pelo país, tem se especializado cada vez mais no setor.
“Esse crescimento é acompanhado de perto e nós estamos na busca alavancar os negócios do setor solar com soluções personalizadas e tecnologia de ponta. O Brasil é um dos gigantes em geração de energia limpa e renovável e o Paraná é um dos estados com um volume significativo de investimentos. Nós temos muitas cooperativas e indústrias ligadas ao agro e com a economia de até 95% nas contas que a energia solar traz, ela se torna uma das alternativas mais rentáveis, econômicas e sustentáveis para o dia a dia”, destaca Thiago Tomazoli, diretor geral Bionova.
Economia e retorno rápido impulsionam o setor
O principal atrativo continua sendo a economia. Um sistema solar residencial instalado pela Bionova pode reduzir até 95% da fatura de energia elétrica, com retorno do investimento em 3 a 5 anos. A empresa oferece ainda soluções de financiamento acessível, que permitem ao cliente pagar as parcelas com a economia obtida na conta de luz.
Mesmo com o Marco Legal da Geração Distribuída, que alterou parte das regras do setor em 2023, a demanda continua em alta. Segundo a Bionova, o interesse cresceu inclusive após as mudanças, graças à conscientização ambiental, à alta no custo da energia e à maior oferta de crédito.
Projeção de expansão e foco em inovação
A aposta em tecnologia, eficiência e atendimento personalizado para continuar crescendo. Com projetos instalados em mais de 200 cidades brasileiras, totalizando mais de 400 mil placas solares instaladas em residências, comércios e áreas rurais, a empresa projeta dobrar sua base de clientes até o final de 2026.
“A energia solar está mudando o modo como os brasileiros consomem energia. E a Bionova está aqui para tornar essa mudança mais simples, segura e acessível. Nosso atendimento vai desde sistemas comerciais, a sistemas residenciais, industriais a rural.”, destaca Fernando Eduardo Fey, gerente de engenharia Bionova.
QUEM SOMOS? - De olho nesses números a Bionova Energia Solar, empresa que surgiu no Paraná e hoje possuí diversas filiais espalhadas pelo país, tem se especializado cada vez mais no setor.
A Bionova Energia Solar é uma empresa brasileira especializada em soluções completas de energia solar fotovoltaica para residências, empresas e propriedades rurais. Com presença consolidada em oito estados sendo Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Ceará e Bahia, a Bionova oferece soluções em energia solar para diversos tipos de estabelecimentos, aliando tecnologia, sustentabilidade e economia para entregar projetos eficientes, com foco no cliente e no meio ambiente.