Projetek: Unioeste entrega projeto para nova escola de ensino especial em Catanduvas
O projeto utilizou a metodologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção).
Na última sexta-feira o Escritório de Engenharia Projetek da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do reitor Alexandre Webber e da coordenadora Giovana Patricia Gava Oyamada, entregou ao prefeito de Catanduvas, Ademar Luiz Burckhardt, o projeto da Escola Pestalozzi – Educação Básica na Modalidade de Ensino Especial.
Na ocasião foi repassado ao município o projeto arquitetônico e complementares de engenharia com os respectivos memorias e demais documentos relativos ao orçamento e cronograma físico-financeiro da nova escola. O projeto utilizou a metodologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção).
Na ocasião, o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber salientou que é importante que a Instituição seja provocada a contribuir para solução dos problemas da região. “Quem passou em uma universidade pública sabe o que é uma universidade pública, então isso aqui é uma universidade pública, como esse, têm vários outros projetos de atuação. Sempre falo que nossa universidade pública não está aqui para formar, mas para transformar, e esse é um tipo de transformação que podemos realizar. O professor Aldo, nosso secretário, é um grande batalhador para que as nossas universidades estejam na sociedade. Nós precisamos ter cada vez mais profissionais capacitados”.
O prefeito de Catanduvas, Ademar Luiz Burckhardt, frisou que é de suma importância essa parceria com o Projetek. “No município, nós não teríamos condições de fazer tudo isso, porque é um projeto muito robusto, e a Unioeste tem todos os profissionais, todo o aparato, é de suma importância para o município. Hoje nós estamos levando o projeto completo para fazer o lançamento da licitação, estamos com a liberação do recurso e poderemos dar o andamento com o projeto. Com certeza queremos que a obra aconteça o mais breve possível para que a escola esteja construída o mais rápido possível. Com certeza está além do que nós imaginávamos, todo o pessoal da Unioeste, do Projetek está de parabéns pela elaboração do projeto. Quero agradecer a todos que fizeram parte desse grande projeto, ajudando não somente o município, mas as crianças que irão estar utilizando esse espaço”, conclui o prefeito informando que a nova escola atenderá em torno de 50 crianças.
De acordo com a coordenadora do Projetek da Unioeste, professora Giovanna Gava Oyamada, o Escritório é um grande projeto da ciência e tecnologia do Estado, do governo, e é fundamental no auxilia aos municípios que realmente precisam. “Com certeza através do Projetek, muitos projetos estão sendo entregues para prefeituras da nossa região e isso, possibilita muitas obras públicas que vão com certeza fazer a diferença para população dessas cidades”.
Giovana afirma ainda que “esse trabalho dos nossos professores junto com alunos e recém-formados, é uma grande escola. Fazer o projeto na prática, ver acontecer, não tenho dúvida que melhora a formação dos novos engenheiros”.
Catanduvas já solicitou ao Projetek a elaboração de um projeto para construção de um Centro de Reabilitação Física . “Vamos construir lá em Catanduvas um Centro de Reabilitação, ganhamos R$1.800.000,00 que está na fase documental. Contamos com a Unioeste para realização de mais uma grande obra para população”, falou o prefeito.
Também participaram da entrega do projeto o secretário de Planejamento de Catanduvas, Douglas José Dall´Apria, secretário de Educação e Esportes de Catanduvas, Daniel Massaharu Enokida, o diretor de Planejamento Físico da Unioeste, Paulo Henrique Gris, a arquiteta da Diretoria de Planejamento Físico, professora Hitomi Mukai, o engenheiro civil André Novais Istchuk além de engenheiros e acadêmicos do Projetek.