Cascavel realiza 16ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco em políticas públicas
Discussões vão embasar o planejamento da política nacional de assistência para a próxima década...
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nesta quarta-feira (9), no auditório da Prefeitura de Cascavel. Promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento é um momento de escuta ativa da população para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção social.
A cerimônia de abertura também contou com a participação de trabalhadores do SUAS, representantes de entidades e organizações da sociedade civil, além de usuárias e usuários da rede socioassistencial.
Durante a abertura, o prefeito Renato Silva enfatizou a importância de um olhar sensível dos governos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Eu sei o que é viver com dificuldade. Nunca passei fome, mas passei muitas necessidades. Por isso, meu compromisso é com políticas públicas que olham para quem mais precisa, oferecendo amparo e oportunidades reais, com respeito”.
A 16ª Conferência Municipal é fruto de um processo coletivo que contou com ampla mobilização nos territórios. De 21 de maio a 12 de junho, foram realizadas dez pré-conferências em diferentes regiões do município, sendo oito em áreas urbanas e duas em áreas rurais, contando com a participação de 587 pessoas.
A secretária municipal de Assistência Social, Rose Vascelai, ressaltou a importância da participação da população no processo de construção dessas políticas públicas. “A Conferência é um espaço vivo e necessário, onde escutamos quem realmente sente os impactos das políticas públicas no dia a dia. São os usuários, os trabalhadores e as organizações da sociedade civil que nos ajudam a melhorar, propor e avançar com a justiça social”.
Durante o evento, foram debatidos os cinco eixos temáticos definidos pela Resolução nº 174/2024 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que nortearão o ciclo conferencial de 2025 e o planejamento decenal da assistência social para os anos de 2027 a 2037. São eles:
Eixo 1: Universalização do SUAS – Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades
Eixo 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS – Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional
Eixo 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais – Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e Inclusão Social
Eixo 4: Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente – Fortalecendo a Participação Social
Eixo 5: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS
A etapa municipal faz parte do processo nacional, que terá sequência com as conferências estaduais e se encerra na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para acontecer em dezembro de 2025.