10 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Unioeste recebe nota máxima nos cursos de Letras Libras

O resultado destaca não apenas a qualidade pedagógica, técnica e científica dos cursos, mas evidencia a força de um projeto coletivo voltado para a inclusão...

Unioeste recebe nota máxima nos cursos de Letras Libras
Divulgação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), celebra mais uma conquista. Os cursos de Letras Libras/Licenciatura e Bacharelado, e Letras – Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – Tradução e Interpretação – Bacharelado ofertados pelo Núcleo de Educação à Distância da Unioeste (NEaDUNI), recebem nota 5 na avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação (CONSELHO ESTADUAL / SETI/ MEC).

O resultado destaca não apenas a qualidade pedagógica, técnica e científica dos cursos, mas evidencia a força de um projeto coletivo voltado para a inclusão, a equidade e a transformação social. O conceito 5 é reflexo de uma atuação comprometida com a formação de profissionais éticos, críticos e preparados para atuar em diferentes contextos educacionais, especialmente na valorização da Libras como língua de instrução e expressão cultural.

Segundo a coordenação do NEaDUNI, esse reconhecimento não é apenas numérico. Representa a concretização de um esforço coletivo: “Cada pessoa envolvida — das equipes pedagógicas aos estudantes, das tutoras às coordenações de polo, da CAPES às instâncias da Unioeste — contribuiu para que esse projeto se tornasse referência nacional em educação bilíngue e inclusiva.”

A avaliação reforça o protagonismo da Unioeste na oferta de cursos à distância com qualidade e inovação, alinhados aos princípios da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. A nota máxima obtida pelos cursos de Letras Libras reafirma a relevância da educação superior como instrumento de cidadania, acessibilidade e justiça social.

“Quando a educação é guiada pelo afeto, pela ciência e pelo compromisso ético, a excelência é consequência.”

Essa vitória é compartilhada com toda a comunidade acadêmica, especialmente com as pessoas surdas que hoje veem sua língua ganhando ainda mais espaço, respeito e visibilidade no cenário educacional brasileiro.

Por: SOT/Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação



Mais Lidas

Publicidade