Formatura do PROERD celebra formação de 430 alunos em Corbélia
Solenidade reuniu familiares, professores, autoridades e promoveu valores de cidadania e responsabilidade social...
A Prefeitura de Corbélia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar, promoveu, nos dias 9 e 10 de julho, a formatura de 430 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Senador José Richa e reuniu mais de 200 alunos por noite, além de familiares, professores, autoridades civis e militares.
A solenidade celebrou a conclusão de mais um ciclo do programa, que tem como objetivo promover a educação preventiva e fortalecer valores como cidadania e responsabilidade social. Ao todo, 229 alunos do Infantil 5 e 201 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental foram certificados, todos da rede municipal.
Durante a cerimônia, os formandos realizaram o tradicional juramento, comprometendo-se a dizer “não” às drogas e à violência, tornando-se multiplicadores das lições aprendidas ao longo do programa. Com mensagens de esperança e prevenção, a equipe do PROERD do 6º Batalhão da Polícia Militar, acompanhada do mascote Leão, conduziu as atividades com leveza, proporcionando momentos inesquecíveis para os alunos e seus familiares.
O programa teve início em fevereiro e foi ministrado pelos instrutores da Polícia Militar, Cabo Trindade e Sargento Roberto. As aulas abordaram temas como convivência harmoniosa, respeito mútuo, escolhas saudáveis, empatia e construção de um futuro livre das drogas e da violência.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Thiago Stefanello, a primeira-dama, Veridiana Stefanello, a secretária de Educação e Cultura, Adriana Chimello Piazza, os vereadores Adelar Mujol e Eliane Cristina Alves da Costa, policiais e professores da rede municipal.
O prefeito Thiago Stefanello parabenizou os formandos e destacou o impacto do programa para a comunidade escolar:
“Investir na educação das nossas crianças é investir em um futuro mais seguro, justo e consciente. O PROERD vai além de aulas, ele toca a vida das famílias, promove valores e mostra caminhos de respeito e responsabilidade. É gratificante ver nossos alunos assumindo esse compromisso com a vida. A semente plantada aqui vai render frutos por toda a nossa sociedade.”
A secretária de Educação e Cultura, Adriana Chimello Piazza, também ressaltou a relevância da parceria com a Polícia Militar e os benefícios do PROERD na formação das crianças:
“O PROERD é uma parceria de grande valor para a nossa rede de ensino. Por meio dele, nossas crianças aprendem, desde cedo, sobre a importância de fazer escolhas saudáveis, respeitar o próximo e dizer não às drogas e à violência. Acreditamos que a educação vai muito além do conteúdo das disciplinas. Ela também prepara para a vida. E o PROERD cumpre exatamente esse papel, ao fortalecer valores, desenvolver a autoestima dos estudantes e promover a cidadania.”
A Prefeitura de Corbélia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, agradece a todos os envolvidos: instrutores, professores, equipes pedagógicas, famílias e Polícia Militar por contribuírem com um projeto que ultrapassa o ambiente escolar. Mais do que uma cerimônia, a formatura do PROERD representou um trabalho coletivo em prol da formação de crianças mais conscientes e preparadas para fazer escolhas responsáveis.