Núcleo de Serrarias cria cooperativa mirando aumento de competitividade
Fabio explica que a ideia de criar a cooperativa é anterior à própria constituição do grupo, mas que esse foi fundamental para a consolidação do projeto..
O Núcleo Setorial de Serrarias da Acic deu, nesta semana, mais um importante passo para ajudar a melhorar a competitividade de empresas do segmento integradas ao Empreender. O diretor do Programa, Fabio Alberti, e o presidente da associação comercial, Marcio Blazius, acompanharam o anúncio oficial de criação da Madecoop Cooperativa Industrial Madeireira.
Na última quinta-feira aconteceu, na Acic, AGO com leitura e aprovação do estatuto e validação da primeira diretoria da cooperativa, que é integrada por empresas de cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná, entre elas de Cascavel, Guaraniaçu, Ibema, Quedas do Iguaçu e Catanduvas. O presidente aclamado para comandar o Conselho de Administração da Madecoop, por quatro anos, é Evandro Vieira. O vice-presidente é Luis Fernando Zancanaro e o diretor financeiro é Eduardo Franceschini. Além disso, foram eleitos os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal e Secretaria.
Fabio explica que a ideia de criar a cooperativa é anterior à própria constituição do grupo, mas que esse foi fundamental para a consolidação do projeto. Os integrantes do Núcleo Setorial de Serrarias encontram no método cooperativista as possibilidades necessárias para dar o desejado incremento ao segmento. “Há inúmeros benefícios que se integram ao projeto com a criação de um cooperativa, principalmente no que as empresas integradas passam a poder fazer de forma conjunta”, explica o diretor.
Otimização
Por meio de uma cooperativa, as empresas poderão, por exemplo, fazer negócios de forma conjunta, otimizando resultados e combatendo desperdícios que custam caro às empresas e que oneram preços aos clientes e consumidores. Resíduos poderão ser comercializados de forma mais vantajosa, representando percentual ainda mais substancial ao caixa das empresas.
Atualmente, explica Fabio Alberti, a comercialização de resíduos (serragem, cavaco e outros itens), é feita separadamente, o que reduz o poder de negociação da serraria. Por meio de uma cooperativa, com volumes maiores a serem comprados e vendidos, então elas potencializarão resultados, agregando mais valor à atividade.
Para participar do Núcleo Setorial de Serrarias todas as empresas precisam ser associadas à Acic, mas para participar da Madecoop o sistema é livre adesão. São 21 os membros-fundadores. A chancela final à criação da cooperativa é da Ocepar. Fabio Alberti lembra que, atualmente, são 36 os núcleos em atividade na associação comercial. Há quatro em fase de estruturação: Agronegócio, Polos Industriais, MEIs e Mobilidade Urbana.