Com olhar no futuro, Coopavel lança ação estratégica à formação de líderes
A ação reúne duas turmas com conteúdos similares, totalizando 50 participantes. Uma delas é composta exclusivamente por gerentes e a outra reúne supervisores e coordenadores..
Com foco no desenvolvimento humano, excelência organizacional e protagonismo nas transformações do cooperativismo moderno, acaba de ter início o Programa de Desenvolvimento de Liderança Estratégica, iniciativa da Unicoop (Universidade Coopavel) em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). O programa busca fortalecer a atuação de líderes e gestores, promovendo alinhamento entre estratégia, cultura organizacional e desempenho dos talentos da cooperativa.
A ação reúne duas turmas com conteúdos similares, totalizando 50 participantes. Uma delas é composta exclusivamente por gerentes e a outra reúne supervisores e coordenadores, que integram a chamada liderança estratégica. Esse arranjo permite que as atividades atendam de forma mais direcionada as demandas específicas de cada nível de gestão dentro da cooperativa, comenta a coordenadora da Unicoop, Tábita Paraizo.
O programa foi desenhado com base em três eixos fundamentais: comportamental, que aborda competências interpessoais e inteligência emocional; instrumental, que foca na aplicação prática de ferramentas de gestão; e institucional, que promove intervenções no ambiente organizacional com olhar ao engajamento e lealdade à cultura institucional e cooperativista da Coopavel.
Quinzenais
Os encontros do Programa de Desenvolvimento de Liderança Estratégica serão quinzenais, sempre das 9h às 12h, na sede da Unicoop, no complexo do Show Rural. A programação contempla 30 horas de formação ao longo de dez encontros, que se estenderão até 27 de novembro. O cronograma inicia com conteúdos do eixo comportamental, como comportamento humano e gestão de talentos, e segue com temas voltados à produtividade, cultura e valores organizacionais.
À frente da formação está o professor Lucas de Lima, doutorando em Administração pela PUCPR, mestre em Ciências Sociais Aplicadas e psicólogo. Com uma sólida carreira como docente e instrutor nas áreas de gestão e desenvolvimento de pessoas, Lucas também é conselheiro de Gestão de Pessoas e traz em sua bagagem uma abordagem atualizada e estratégica. Suas aulas contam com metodologias inovadoras, como gamificação, simulações com técnicas de role play, estudo de casos e aprendizagem baseada em problemas.
Capital humano
Mais que um treinamento, o Programa de Desenvolvimento de Liderança Estratégica é parte de um movimento contínuo de valorização do capital humano que sustenta a trajetória da Coopavel, que em dezembro chegará aos 55 anos de atividades. “A importância desse projeto de formação está em permitir que a Coopavel, focada no crescimento contínuo e na oferta de produtos e soluções cada vez melhores aos seus cooperados e produtores rurais, tenha material humano capacitado e motivado para superar esse desafio”, afirma Tábita.
O primeiro encontro aprofundou reflexões sobre o comportamento humano nas organizações. Os próximos módulos seguirão com Gestão de Talentos (24 de julho e 14 de agosto), Gestão de Tempo e Produtividade (28 de agosto e 11 de setembro), Cultura Organizacional (25 de setembro e 2 de outubro) e, por fim, Valores Organizacionais (23 de outubro, 13 e 27 de novembro), fechando o ciclo com um conteúdo profundo sobre os princípios que norteiam a identidade da Coopavel.