Primeiro dia do 49º Festin encanta Toledo com talentos musicais
Evento conta com uma novidade nesta edição: a inclusão da categoria Gospel..
O Teatro Municipal de Toledo brilhou, na quarta-feira (23), com a abertura do 49° Festival de Inverno (Festin), promovido pela Secretaria da Cultura. Foram 26 apresentações musicais – nas categorias Infantil, Juvenil (ambas nos gêneros Popular, Sertanejo e Gospel), e Bandas (composição) – de Toledo e região. O suporte musical aos artistas ficou a cargo da Banda Savana, que também fez um show à parte. O festival segue até o sábado (26) com outras quatro categorias e sempre com entrada gratuita.
As apresentações são avaliadas em vários quesitos por um corpo de jurados composto por Keila Daniela Mariano Bet, Marcos Dealmo Hermes e Valter Zottesso. Todos são músicos experientes, cujas notas aos participantes serão responsáveis por indicar os grandes finalistas para o sábado (26).
A inclusão da categoria Gospel é uma novidade para a 49ª edição do Festin. Para esta quinta-feira (24), o evento conta com 20 apresentações, nas categorias Adulto Gospel e Adulto Sertanejo (10 cada). Na sexta-feira (26), também com 20 apresentações das categorias Adulto Sertanejo e Composição Popular (10 cada). Nos dois dias as apresentações têm início às 19 horas. Já no sábado (26), a grande final contará com 35 apresentações, sendo 5 de cada categoria, com início às 16 horas.
Abertura - A cerimônia contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do vice-prefeito Lucio De Marchi, do vereador Professor Oseias, do secretário de Cultura, Gabriel Furlan, e da comunidade de Toledo que prestigiou o evento que é patrimônio imaterial do município.
“A possibilidade de ouvir a voz da nossa gente é algo que nos encanta. Aliás, Toledo canta e encanta”, comentou o prefeito Mario Costenaro. Ele relembrou que o Teatro Municipal também foi palco, há poucos dias, do Festival de Música Araucárias do Paraná (Festimap), além de outros eventos musicais promovidos pela Secretaria da Cultura.
“Nós ainda teremos tantas e tantas outras possibilidades de estarmos valorizando o nosso talento local. Por isso, eu quero dizer que Toledo faz história, e é, sim, também a capital da cultura”, observou Costenaro. Ele se declarou orgulhoso em presenciar a participação dos artistas no festival, e que deixarão um grande legado para Toledo. “Tenho certeza que vocês vão fazer parte da história de Toledo cantando no 49º Festin”, enfatizou o prefeito.
Gabriel Furlan disse que é com muita satisfação que se dá início ao 49º Festin, e descreveu que a sensação é agradável em estar à frente do festival em que seu pai já cantou há muitos anos atrás. “Para mim, é um momento muito especial. E vejo que é muito importante a participação da comunidade no evento. Entendemos que o papel da nossa secretaria é, muitas vezes, despertar o interesse pela cultura nas pessoas”, pontuou Furlan.