Smartphones na mira: Receita Federal apreende carga avaliada em R$ 222 mil na Ponte da Amizade
Aparelhos estavam escondidos em compartimentos falsos de veículo que cruzava a fronteira entre Brasil e Paraguai.
Mais uma tentativa de entrada irregular de mercadorias foi frustrada na fronteira entre Brasil e Paraguai. No último sábado (26), servidores da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu apreenderam 156 smartphones escondidos em fundos falsos nas laterais de um veículo que cruzava a Aduana da Ponte Internacional da Amizade em direção ao lado brasileiro. A carga é avaliada em aproximadamente 40 mil dólares, o que equivale a cerca de R$ 222 mil.
Durante uma fiscalização de rotina, os agentes identificaram alterações no veículo e, ao aprofundar a inspeção, localizaram os compartimentos ocultos com os eletrônicos. O condutor, um cidadão brasileiro, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu. Tanto os aparelhos quanto o automóvel foram levados para as instalações da Alfândega, onde permanecem sob custódia.
A importação de produtos sem declaração e sem o pagamento dos tributos devidos configura crime de descaminho. A atuação da Receita Federal na região fronteiriça é essencial para coibir práticas ilegais, proteger a economia nacional e fortalecer o comércio exterior legalizado.