Cães são resgatados de gaiola em carretinha coberta por lona no centro de Toledo
Animais estavam sem água, comida e em espaço reduzido; responsável foi localizado e levado à delegacia.
Na manhã desta segunda-feira (28/07), policiais militares do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), pertencente ao 5º Comando Regional da Polícia Militar (5º CRPM), foram acionados para atender uma denúncia de maus-tratos a animais em Toledo, no oeste do Paraná. A solicitação partiu via COPOM e indicava a presença de um veículo com uma carretinha coberta por lona, estacionado nas proximidades da região central da cidade. Dentro da estrutura improvisada, estariam cães em situação de sofrimento.
Ao chegarem ao local, os policiais constataram a veracidade da denúncia: quatro cães estavam confinados em uma gaiola de ferro com espaço extremamente limitado, sem acesso à alimentação ou água. As condições apontavam que os animais poderiam estar ali desde a madrugada, expostos ao calor, à falta de ventilação e sem os cuidados básicos necessários para sua sobrevivência.
Após buscas na região, os policiais localizaram o responsável pelo veículo e pelos animais, que foi identificado como possível autor do crime de maus-tratos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada e enviou ao local agentes do setor de Proteção e Defesa Animal, acompanhados de dois médicos-veterinários. Após avaliação preliminar, os profissionais providenciaram o resgate e o encaminhamento dos animais a uma clínica veterinária da cidade, onde receberam os primeiros cuidados.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Toledo, onde permanece à disposição da Justiça para responder pelos atos praticados.