Dia do Psicólogo: cuidado com a saúde mental é essencial durante internamento
A equipe da Psicologia atende diretamente os pacientes na Ala Covid-19, e ressalta as dificuldades durante a pandemia. “Nesse momento, realizamos o atendimento dos pacientes também no momento da intubação...
“Não é apenas um paciente, é o amor da vida de alguém”. A frase representa o cuidado com os pacientes durante o período de internamento no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Cuidado que é estendido também à saúde mental, tanto de quem está internado, como também de familiares, e servidores que integram as equipes. No Dia do Psicólogo (27/08), vale ressaltar a importância desses profissionais que tem o olhar voltado às dificuldades dentro do ambiente hospitalar, em especial, no momento da pandemia da Covid-19. “É um período de incerteza para todos, mas também de aprendizado com tudo que está acontecendo. E para a profissão é até mesmo uma experiência enriquecedora. Hoje é um dia de reflexão, pois a Psicologia é o fazer diário, que vamos construindo aos poucos”, diz o psicólogo Jefferson Oliveira.
A equipe da Psicologia atende diretamente os pacientes na Ala Covid-19, e ressalta as dificuldades durante a pandemia. “Nesse momento, realizamos o atendimento dos pacientes também no momento da intubação. É uma situação peculiar, que não havíamos nos deparados antes, e prova que esse período tem tornado o nosso trabalho desafiador. Estamos sempre estudando e discutindo com outras áreas de atuação sobre esse contexto. É uma oportunidade também de aprendizado e de reflexão, de até onde a Psicologia pode ajudar as pessoas”, ressalta a psicóloga Jaquilene Barreto da Costa.
Mas além dos pacientes, os familiares também são contemplados com o serviço, para que possam manter o vínculo familiar. “Sabemos que o emocional sempre está presente e interfere diretamente no momento do internamento. Nosso trabalho é identificar e trabalhar essas questões pontuais, e não apenas na unidade Covid-19, mas em todos os setores”, comenta a psicóloga Sheila Taba. “E apesar de parecer um trabalho com muita tristeza, é também uma oportunidade de fazer um trabalho bonito, seja mantendo o vínculo familiar ou proporcionando algo criativo ao paciente”, complementa Sheila.
ATENDIMENTO AOS SERVIDORES - As equipes que proporcionam esse cuidado também precisam ter uma atenção especial com a saúde mental. O Huop oferece atendimento psicológico e psiquiátrico aos servidores da instituição, através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). O agendamento da consulta pode ser feito pelo telefone 3321-5207. “Trabalhar na área de saúde é complexo. É necessário lidar com possibilidade de morte, vírus, carga horária extensa, e precisamos lembrar que muitas dessas pessoas tem suas individualidades, e por isso, é necessário o diálogo e acolhimento”, diz a psicóloga Mônica Stelmach. “A Psicologia é essencial para vermos o ser humano como individual. Ser psicóloga hospitalar é crer que a humanização é possível e real. Nos permite conviver e refletir sobre a importância da saúde como um todo”, complementa.
CEAPAC - O Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais (Ceapac), que integra o Huop, também conta com o serviço da Psicologia, que é essencial, principalmente para o acolhimento dos pais. “Com o nascimento do filho que necessita dessa atenção especializada, precisamos prepará-los para esse cuidado, além de ajudá-los a lidarem com as dificuldades e preconceitos. Os pacientes com fissuras, também precisam dessa ajuda para lidar com as inseguranças provocadas pela condição de saúde. O objetivo é minimizar o sofrimento dos pacientes e familiares do ponto de vista emocional”, diz a psicóloga Joana D’Arc Simão Costa. “O Dia do Psicólogo representa a reflexão de que podemos ajudar as pessoas a superarem seus momentos mais difíceis, independente do contexto”, finaliza Joana.
RESIDÊNCIA - A Psicologia integra também a residência, realizada no Huop. Oportunidade de aprendizado para profissionais recém-formados. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (COREMU) está com o processo seletivo 2021 aberto para novas inscrições e contempla a residência em Psicologia. A inscrição vai até o dia 8 de outubro. Mais informações sobre o edital e para realizar a inscrição pelo link: https://www.unioeste.br/portal/pos-graduacao/cursos/lato-sensu-residencia.