Corbélia realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura e projeta políticas para os próximos dez anos
A programação contou com a palestra da professora e especialista em gestão cultural Tatyane Ravedutti, que apresentou os principais eixos estratégicos debatidos ao longo do evento. ..
No último sábado, 23 de agosto, Corbélia avançou na consolidação de suas políticas culturais com a realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, realizado no Centro Cultural Vereador José Rubin, reuniu autoridades, agentes culturais, artistas, professores, estudantes e representantes da sociedade em um amplo debate sobre o papel da cultura no desenvolvimento do município.
Com o tema “Cultura é um direito: planejando o futuro de Corbélia”, a conferência abriu espaço para o diálogo democrático e a construção coletiva de propostas que vão nortear as ações culturais pelos próximos dez anos no município.
A programação contou com a palestra da professora e especialista em gestão cultural Tatyane Ravedutti, que apresentou os principais eixos estratégicos debatidos ao longo do evento. Entre os temas abordados estiveram a integração entre cultura e educação, a democratização do acesso e a ampliação da participação social, a formação e qualificação de profissionais da área, a melhoria da estrutura cultural e dos equipamentos públicos, além da busca por maior autonomia administrativa.
Durante os trabalhos, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar ideias e contribuições que servirão de base para a formulação de políticas públicas locais, consolidando a visão de que a cultura deve ser reconhecida como um direito fundamental da comunidade.
O diretor de Cultura, Marcos Vignatti, ressaltou a importância do momento para a história de Corbélia.
“A conferência é um marco para nosso município, pois reúne diferentes vozes e perspectivas em um mesmo espaço democrático. Estamos construindo um planejamento cultural para os próximos 10 anos, garantindo que a cultura siga sendo um instrumento de transformação social e valorização da identidade local”, afirmou.
A 1ª Conferência marca uma nova fase para o município, com o objetivo de promover o acesso à cultura, incentivar a produção artística e fortalecer os espaços culturais existentes, firmando Corbélia como um lugar que valoriza sua identidade.