27 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Granizo devasta Castro e deixa 600 casas danificadas e mais de 2 mil pessoas afetadas

Tempestade atinge em cheio a região dos Campos Gerais e mobiliza força-tarefa para ajudar mais de 2 mil moradores

Foto: Divulgação

Uma forte tempestade de granizo atingiu o município de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta terça-feira (26), causando grandes estragos. De acordo com um levantamento preliminar da Defesa Civil Municipal, cerca de 600 residências foram danificadas, além de prédios públicos e comércios. Aproximadamente 2 mil pessoas foram afetadas, mas não há registro de vítimas.

A região sul da cidade foi a mais atingida, incluindo áreas rurais como Passo dos Bois e Tronco, além de diversos bairros urbanos, entre eles Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Jardim Bela Vista, Vila Rio Branco e o Centro. Algumas escolas e unidades de saúde também sofreram danos, o que levou à suspensão temporária das aulas e atendimentos.

Para auxiliar a população, uma força-tarefa foi organizada com apoio do Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa Civil Estadual. Equipes de várias cidades dos Campos Gerais reforçam os atendimentos, enquanto cinco mil telhas devem chegar a Castro nesta quarta-feira (27) para distribuição. Além disso, um centro emergencial de entrega de lonas foi instalado no estacionamento do Max Atacadista, no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e materiais como madeira e telhas estão sendo fornecidos no Educandário Manoel Ribas, no Jardim das Araucárias.

Segundo o Simepar, o fenômeno climático foi provocado pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis, que intensificou a formação da tempestade. O granizo cobriu ruas inteiras da cidade, chamando a atenção pela força da precipitação.

Além de Castro, houve registros de granizo em Curitiba, Quatro Barras, Colombo e Telêmaco Borba, além de chuvas significativas em várias cidades do Estado. Apesar disso, apenas em Castro foram confirmados prejuízos de maior porte. A previsão é de que o sistema climático se afaste para o oceano e para São Paulo ainda nesta quarta-feira, permitindo a retomada do tempo firme na maior parte do Paraná.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.