18 de setembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Com alta de 23%, Paraná recebe mais de 764 mil turistas internacionais em 2025

Desempenho paranaense acompanha recorde absoluto do turismo no Brasil, que registrou o melhor mês de agosto da história, superando o ano das Olimpíadas

Foto: Divulgação

Com a marca de 764.638 visitantes estrangeiros nos primeiros oito meses de 2025, o Paraná se consolida como uma das principais portas de entrada do Brasil para turistas internacionais. O número representa uma alta de quase 23% em relação ao mesmo período de 2024, quando o estado recebeu 621.705 destes viajantes. Com o desempenho, o estado se firma na quarta posição entre os que mais receberam visitantes do exterior.

No mês de agosto, o Paraná recebeu 53.931 turistas internacionais, um crescimento de 12% em comparação com os 48.121 registrados em agosto do ano passado. Os dados, divulgados pela Embratur, Polícia Federal e Ministério do Turismo, confirmam a crescente atratividade dos destinos paranaenses.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a marca e ressaltou a importância do estado para o turismo brasileiro. Para ele, “o Paraná possui alguns dos maiores cartões-postais do nosso país e uma oferta turística muito diversificada”. “O estado tem um potencial imenso e, por sua posição estratégica na fronteira, é fundamental para a integração turística da América do Sul. Essa força, aliada ao trabalho que estamos fazendo, consolida a importância do estado no cenário internacional”, afirmou o presidente Marcelo Freixo.

“Em apenas oito meses, nós já estamos muito próximos do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024. Nos próximos meses, todos os turistas que entrarem, somam para o recorde do final do ano, quando ultrapassaremos os 8 milhões de turistas”, disse.

Principais emissores

Com destaque para a forte presença de visitantes dos países vizinhos, o Paraná segue consolidando sua posição como destino estratégico. Entre janeiro e agosto deste ano, o Paraguai liderou o ranking de emissores, com 298.129 turistas, seguido de perto pela Argentina, com 290.981 visitantes. Na sequência aparecem os Estados Unidos (20.553), o Chile (16.373) e o Reino Unido (10.714), evidenciando tanto a força do turismo regional na fronteira quanto a crescente diversificação dos mercados internacionais que chegam ao estado.

Ranking nacional

O crescimento do Paraná acompanha um momento histórico para o turismo no Brasil. O país como um todo celebra o melhor mês de agosto da história, superando até mesmo o ano da Olimpíada de 2016. Esse desempenho nacional resultou em um acumulado de 6.528.303 de chegadas internacionais entre janeiro e agosto, um crescimento recorde de 46,6% em comparação com o mesmo período de 2024, consolidando um novo patamar para o setor.

Neste cenário, o Paraná ocupa a 4ª posição no ranking nacional de chegadas internacionais, atrás de São Paulo (1.808.845), Rio de Janeiro (1.474.934) e Rio Grande do Sul (1.288.875), e à frente de estados como Santa Catarina (565.710) e Bahia (133.708), consolidando sua importância para o setor no Brasil.

A Argentina segue liderando como principal país emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros. Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Já os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.

Por: SOT/Embratur - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.