05 de setembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

1º Concurso Cascavel em Foto celebra os valores e belezas do município em registros memoráveis

Concurso convida a população a se enxergar pelas lentes da arte da fotografia; inscrições serão abertas no domingo (7)...

Foto: Josi dos Santos

Cascavel terá, pela primeira vez, um concurso dedicado a eternizar suas paisagens, histórias e gente em imagens: O Cascavel em Foto. A iniciativa é do FotoClube Cascavel, com o apoio da Prefeitura de Cascavel, por meio das Secretarias de Cultura e Comunicação. 

Mais do que premiar fotografias, o concurso busca incentivar o olhar sensível e criativo dos cascavelenses, transformando momentos cotidianos em expressão de arte e identidade. Serão seis vencedores, três amadores e três profissionais, escolhidos entre aqueles que aceitarem o convite de redescobrir o município pela lente da câmera. A iniciativa tem o patrocínio da Univel, DZ Materiais Elétricos e Art Pedra. 

As inscrições estarão abertas a partir de domingo, dia 7 de setembro, no site http://fotoclubecascavel.com.br até o dia 26 de outubro, e podem participar todos os moradores do município maiores de 18 anos. Entre os trabalhos enviados, 60 fotografias serão selecionadas, sendo pelo menos 5 de cada região da cidade (Centro, Sul, Oeste, Leste, Norte e Rural), garantindo representatividade de todas as regiões. As imagens devem ser de boa qualidade em formatos jpg ou png em 300dpi. Poderão ser feitas com câmeras fotográficas ou celulares, seja preto e branca ou colorida. 

Os temas serão amplos como a própria vida em Cascavel: paisagens naturais ou urbanas, pessoas que marcam a comunidade, patrimônio histórico, manifestações culturais, arte popular, ações coletivas e momentos que traduzam o cascavelense. Cada clique deve carregar a sensibilidade de quem vê beleza no lugar onde vive e a coragem de revelar esse olhar ao mundo. 

As fotos serão avaliadas por três membros da Confoto (Confederação Brasileira de Fotografia). Os itens julgados serão:  criatividade e originalidade, composição e técnica fotográfica e impacto visual. 

Os premiados ganharão:

Categoria Profissional:

* 1º lugar: fotografia emoldurada em quadro 60x40 com impressão em Canvas, um curso de fotografia online (Preto e Branco PRO) e certificado de reconhecimento;

* 2º lugar: um curso de fotografia online (Preto e Branco PRO) e certificado de reconhecimento;

* 3º lugar: Azulejo Artesanal com a foto impressa e certificado de reconhecimento.

Categoria Amador:

* 1º lugar: fotografia emoldurada em quadro 60x40 com impressão em Canvas, um curso de fotografia básica online e certificado de reconhecimento;

* 2º lugar: um curso de fotografia básica online e certificado de reconhecimento;

* 3º lugar: Azulejo Artesanal com a foto impressa e certificado de reconhecimento.

A divulgação dos campeões será no aniversário da cidade, dia 14 de novembro.  

Confira a programação completa: 

07/09 

Abertura das inscrições 

26/10

Encerramento das inscrições 

05/11 

Seleção das 60 fotos

14/11

Divulgação dos vencedores

23/11 

Premiação e exposição das fotos premiadas

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Josi dos Santos

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.