Festival de Dança de Cascavel leva oficina de balé para o FelicIdade do Idoso
Oficina abre espaço para todas as idades e, em especial, para quem acredita que nunca é tarde para descobrir ou redescobrir a arte de dançar..
A sede do Programa FelicIdade do Idoso também será palco para o 35° Festival de Dança de Cascavel. A renomada bailarina, coreógrafa e diretora de produção de dança, Gracinha Araújo, vai ministrar a Oficina Balé para Idosos, nos dias 11 e 15 de setembro, às 10h, para os participantes do programa. Será uma atividade que unirá saúde, bem-estar e a magia do movimento. O festival é promovido pela Secretaria de Cultura de Cascavel.
A proposta é mostrar que o balé vai muito além do palco: ele pode ser um aliado para melhorar a postura, estimular a memória, fortalecer músculos e ainda trazer leveza e alegria ao dia a dia. A iniciativa cumpre uma das principais funções de qualquer serviço público: levar bem-estar à população, reafirmando o compromisso de democratizar a dança e torná-la acessível a diferentes públicos e faixas etárias, em um dos espaços mais queridos da cidade, o Parque Tarquínio.
Gracinha
Professora há mais de 50 anos em Ballet Clássico, Jazz, Dança de Salão, Dança Livre 60+ e Dança Circular, Gracinha Araújo é formada em Dança – Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Tuiuti do Paraná e pós-graduada em Dança de Salão pela Faculdade Metropolitana de Curitiba.
Criadora e coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Dança de Salão – o primeiro e até hoje único no Brasil –, Gracinha já foi premiada como Melhor Coreógrafa na peça teatral Suíte Chiquinha e reconhecida como personalidade de destaque na Dança de Salão.
Em 2000, viajou a convite para Moscou, na Rússia, onde realizou um aprimoramento em Balé Clássico na Escola Federal de Ballet de Moscou – Teatro Bolshoi – e em Dança de Salão (Ballroom Dance) no Centro de Danças Desportivas de Salão de Moscou
Nos 100 anos do Colégio Bom Jesus, em Curitiba, dirigiu o espetáculo Luz, Câmera, Ação, que contou com a participação dos primeiros bailarinos do Rio de Janeiro, Ana Botafogo e Paulo Rodrigues.
Atualmente, Gracinha ministra aulas de Ballet Clássico 60+, Dança Circular e Dança de Salão. Também atua como jurada, palestrante, consultora e professora de pós-graduação (Lato Sensu) em todo o Brasil.