Oficina gratuita "Boi de Quilombo" celebra ancestralidade no Festival de Dança de Cascavel
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no linktree da Secretaria de Cultura...
O 35° Festival de Dança de Cascavel abre espaço para a cultura popular amazônica com a Oficina Dança Regional – Boi de Quilombo, conduzida por Wilson Junior e Bruno Sousa. A atividade gratuita, promovida pela Secretaria de Cultura de Cascavel, será nos dias 18 e 19 de setembro, às 17h, no Teatro Municipal Sefrin Filho, trazendo ao público uma experiência que une tradição e identidade.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no linktree da Secretaria de Cultura: linktr.ee/culturacascavel.
Vivência coletiva
A oficina vai além do aprendizado técnico: é um espaço de encontro e celebração, onde os participantes mergulham em ritmos e movimentos que reverenciam a ancestralidade negra e indígena. A proposta busca fortalecer tanto a expressão individual quanto a vivência coletiva, reafirmando a dança como ponte entre tradição e contemporaneidade.
Com o “Boi de Quilombo”, o Festival de Dança de Cascavel visa dar visibilidade às expressões populares do Brasil, oferecendo ao público uma imersão na força da arte como memória e celebração coletiva dentro da personalidade descentralizada e diversa do festival.
OS ARTISTAS
Wilson Junior, bailarino, arte-educador, coreógrafo e produtor cultural, é o idealizador do Projeto Boi de Quilombo, que resgata saberes afro-amazônicos em diálogo com a dança afro-brasileira. Diretor da Instituição Cultural e Educacional Arte Sem Fronteiras, ele se dedica à valorização da memória coletiva e à construção de narrativas que têm o corpo como território de criação e pertencimento. Seu trabalho se destaca por entrelaçar o Boi-Bumbá, o tambor e a dança como formas de afirmação cultural e expressão comunitária.
O público contará também com a presença de Bruno Sousa, bailarino e coreógrafo natural de Manaus. Associado à Arte Sem Fronteiras desde 2019, ele já atuou em eventos de grande relevância, como o Festival Folclórico de Parintins (AM) e o Festival de Dança de Joinville (SC), onde conquistou o 2º lugar na categoria Danças Populares - Duo Sênior. Atualmente, Bruno cursa graduação em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), consolidando sua trajetória artística em sintonia com as raízes culturais da região.
FESTIVAL DE DANÇA
A 35ª edição do Festival de Dança será realizada de quinta-feira (11) até dia 20 de setembro, em Cascavel. Além de oficinas, o evento conta com programação artística. Confira:
Quinta, 11/9
“Trajetória de uma Vida”, da Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa, 19h | Teatro Municipal Sefrin Filho
Ingresso solidário sugerido - um quilo de alimento não-perecível - retirado gratuitamente no site sympla.com.br.
Sexta, 12/9
Mostra Gospel não-competitiva, 18h | Teatro Municipal
Entrada gratuita
Segunda, 15/9
Mostra Infantil não-competitiva até 12 anos, 18h | Teatro Municipal
Entrada gratuita
Terça, 16/9
Mostra Competitiva Júnior, adolescentes entre 12 e 18 anos, 18h | Teatro Municipal
Entrada gratuita
Quarta, 17/9
Mostra Competitiva Sênior, 18h | Teatro Municipal
Entrada gratuita
Quinta, 18/9
Dança do ventre, 19h30 | Centro Cultural Gilberto
Entrada gratuita
Sexta, 19/9
"Noite das Estrelas", apresentação dos oficineiros, 19h | Centro Cultural Gilberto Mayer
Entrada gratuita
Boi de Quilombo
Dança do Ventre
Danças Urbanas
Hip Hop e House Dance
Cabocla Jurema
Sábado, 20/9
Espetáculo GAG, da G2 Companhia de Dança do Teatro Guaíra, 20h | Teatro Municipal Sefrin Filho
Ingresso solidário sugerido - um quilo de alimento não perecível e retirado gratuitamente no site sympla.com.br.