FESTIVAL DE DANÇA | Casa da Cultura Zona Norte promove oficina de Passinho Anos 80
Podem participar pessoas de todas as idades, o único pré-requisito é gostar de dançar ao som de músicas alegres e contagiantes
A Casa da Cultura Zona Norte será palco de uma viagem no tempo no próximo domingo (14), às 14h, com a realização da oficina gratuita de Passinho Anos 80, conduzida pela professora e coreógrafa Luciene Araújo. A atividade está dentro da programação do 35° Festival de Dança de Cascavel, promovido pela secretaria de Cultura.
O “passinho dos anos 80” faz referência a um estilo de dança urbana que surgiu no Brasil, especialmente em bailes de periferia, discotecas e festas dos anos 1980, muito influenciado pelo funk, soul, breakdance e pelas músicas dançantes da época.
Origem
O passinho nasceu em bailes blacks, nos clubes e comunidades, como forma de expressão corporal ligada às músicas que embalavam a juventude dos anos 70/80, como funk internacional, soul, samba-rock e, mais tarde, o funk brasileiro, misturando passos rápidos de pés, giros, deslocamentos, movimentos marcados de quadril e braços, com bastante improviso. Era comum dançar em grupo ou em “rodas”, em que cada um mostrava sua criatividade.
A oficina promete unir movimento, acessibilidade e diversão, resgatando os passos marcantes da década de 80 e proporcionando uma experiência única para os participantes.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo Linktree da Secretaria de Cultura de Cascavel (linktr.ee/culturacascavel). A oficina será realizada na sede da Casa da Cultura Zona Norte, localizada na Rua Maracanã, 1296, bairro Periolo.