15 de setembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Secretaria de Saúde realiza Seminário de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio

Profissionais da área da saúde já podem se inscrever para o evento que será realizado dia 23 de setembro, no auditório da Prefeitura...

Foto: Divulgação

O Setembro Amarelo é o mês dedicado à saúde mental, com foco principalmente na prevenção ao suicídio, um tema ainda tabu, mas que precisa ser debatido. A Secretaria de Saúde de Cascavel tem uma ampla rede de acolhimento a quem precisa de ajuda. A porta de entrada é a unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família, mas encaminhamentos podem ser feitos aos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e ao Casm (Centro de Atenção à Saúde Mental). 

Para os profissionais que atuam na rede e também fora dela, a Secretaria de Saúde realiza o Seminário de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, no próximo dia 23 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura de Cascavel. O evento tem por objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para tanto, os interessados poderão se inscrever pelo link: https://forms.gle/TAni5rSMJbmgNHEH7, até às 12h do dia 22 de setembro.

A programação conta a palestra “O valor do acolhimento e da escuta ativa”, pela psicóloga que atua na Cetea, Kamille Nivea Dantas. A palestra ”Comportamento suicida na Infância e Adolescência” também faz parte do painel, e será ministrada pela psiquiatra Gabriela Pavan Lora. A palestra “Prevenção ao Suicídio” encerra a programação, comandada pela psiquiatra Cristiane De Bortoli Rota. 

REDE DE SAÚDE 

A Secretária Municipal de Saúde de Cascavel atualmente realiza, em média, 2.430 consultas psiquiátricas e 1.312 atendimentos psicológicos por mês da rede de atenção psicossocial do município. A rede municipal conta com 18 médicos especialistas e 16 psicólogos, que atuam de forma integrada nos diversos serviços especializados em saúde mental. Os serviços oferecidos pela rede municipal de Saúde Mental em Cascavel são:

•CAPS III (Centro de atenção Psicossocial III)

Atendimento diário e intensivo para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes)

•CAPS AD III - SIM PR 

Atendimento especializado para pessoas com transtornos mentais decorrentes de uso e abusa de álcool e outras drogas.

•CAPS I ( Centro de Atenção Psicossocial Infantil)

Voltado ao cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes 

•CAPS AD ( Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)

Atendimento especializado para crianças e adolescentes com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

•CASM (Centro de Ambulatório em Saúde Mental)

Atendimento ambulatorial especializado para acompanhamento de transtornos mentais. 

•Cetea ( Clínica-Escola do Espectro Autista)

Atendimento especializado multidisciplinar para pessoas com TEA e suporte às famílias.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.