Polícia Penal promove palestra do Programa Mulher Segura em Cascavel e fortalece ações contra a violência doméstica
Mais de 30 mulheres participaram da iniciativa, que teve como objetivo reforçar a importância da prevenção...
Na tarde desta terça-feira (16), policiais penais de Cascavel ministraram uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Cascavel Velho, em Cascavel, dentro do âmbito das atividades do Programa Mulher Segura Paraná, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR).
Mais de 30 mulheres participaram da iniciativa, que teve como objetivo reforçar a importância da prevenção, do enfrentamento à violência doméstica e da orientação sobre os canais de denúncia e apoio às vítimas.
A ação foi realizada a convite da equipe do Cras, que identificou a necessidade de ampliar a discussão sobre o tema na comunidade. Segundo a psicóloga e coordenadora da instituição, Jordana Gabriela Maccarini Busquet, a parceria veio ao encontro da realidade local.
“O público atendido aqui é, em sua maioria, de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Percebemos um elevado índice de violência doméstica neste território, o que nos motivou a promover essa atividade em parceria com a Polícia Penal. Mesmo com campanhas recorrentes, nunca é suficiente diante da gravidade da situação. Nosso objetivo é fortalecer a prevenção e, em um próximo momento, também envolver os homens, já que ainda existe uma forte influência do machismo dentro das famílias mais vulneráveis”, destacou Jordana.
Os policiais penais Fernanda Diemer e Wescley Teixeira, capacitados dentro do Programa Mulher Segura Paraná, conduziram a palestra e compartilharam orientações sobre os mecanismos legais de proteção, o acolhimento às vítimas e os meios de denúncia.
“O programa é dividido em duas frentes: a palestra direcionada ao público feminino - Mulher Segura - e outra direcionada ao público masculino - De Homem para Homem. Nas palestras, abordamos os diferentes tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha e apresentamos a rede de apoio existente, mostrando às participantes onde e como buscar ajuda – seja no Judiciário, seja nos serviços oferecidos pelo próprio município”, afirmou Fernanda.
Ao final da capacitação, as mulheres receberam um mimo simbólico: uma pelúcia produzida dentro do sistema prisional por meio de projetos de ressocialização realizados em parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel.
Além das ações junto à comunidade, a Polícia Penal do Paraná também promoverá palestras voltadas aos servidores do sistema prisional e às pessoas privadas de liberdade custodiadas no Estado, fortalecendo a rede de prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher.