Ubiratã brilha e conquista três troféus na final do FERMOP 2025
Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná celebra 20 anos e revela talentos musicais de 22 cidades na edição histórica de Itaipulândia.

Na noite em que completou 100 etapas realizadas ao longo de 20 anos de história, o FERMOP (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná) mostrou, mais uma vez, o talento dos cantores e cantoras da região na grande final da edição 2025 do Festival que aconteceu em Itaipulândia, na noite da última sexta-feira, 19.
Ao todo, 36 calouros de 22 cidades se apresentaram no Centro de Eventos Benjanim Sabino Rigo e deram um verdadeiro show de afinação e muita emoção no palco. Uma comissão julgadora com cinco especialistas avaliou os candidatos e os três primeiros colocados em cada categoria (infanto-juvenil, gospel, popular e sertaneja) foram premiados com um troféu e valor em dinheiro.
O destaque ficou com o município de Ubiratã, que conquistou três troféus, com o primeiro lugar em Infanto-juvenil e Popular, e terceiro lugar na categoria Sertaneja. Outros nove municípios também saíram da final com a premiação em mãos (Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Marechal C. Rondon, Maripá, Guaraniaçu, Catanduvas, Pato Bragado, Lindoeste e Itaipulândia).
A secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, participou da final do FERMOP e falou sobre a importância que o Festival tem para a cultura da região.
"Chegar em 20 edições não é fácil. O FERMOP mostra, a cada ano, o amadurecimento e o respeito que conquistou ao longo desta trajetória. A música tem uma força muito grande nas nossas casas, nas nossas famílias e o Festival dá oportunidade para que centenas de crianças e adultos mostrem o quanto cantar faz bem, nos leva para um caminho melhor. Estou muito feliz de participar desse momento tão importante", garantiu.
Presente em todas as etapas realizadas, o diretor-geral da AMOP, Vinicius Almeida, disse que chegar ao centésimo evento é um marco histórico.
"Ninguém imaginou, lá atrás quando começamos, que estaríamos aqui hoje. O FERMOP é sinônimo de cultura e vai continuar mobilizando nossos artistas regionais por muito tempo", afirmou.
Para o presidente da AMOP, o FERMOP representa o poder da cultura na transformação de vidas.
"A cada ano nós mostramos a força que o Oeste do Paraná tem com mais e mais talentos sendo revelados. É uma alegria muito grande participar desta edição tão especial e ver que a essência do FERMOP continua intacta durante tanto tempo. Ano que vem faremos ainda melhor", disse Rodrigo Schanoski.
Confira os vencedores da grande final do FERMOP, realizada em Itaipulândia:
Categoria Infanto-juvenil:
1º IGOR & HENRIQUE (UBIRATÃ)
2º DAVI SILVA (MARIPÁ)
3º ANDRESSA VYCTÓRIA (GUARANIAÇU)
Categoria Gospel:
1º LAÍS DUARTE (SANTA HELENA)
2º DIENIFER LEITE (SÃO MIGUEL DO IGUAÇU)
3º JÚLIO CÉSAR FILHO (MARECHAL CÂNDIDO RONDON)
Categoria Popular:
1º MALLU CAVALCANTE (UBIRATÃ)
2º BIANCA ALVES (CATANDUVAS)
3º MAURÍCIO DE ROMA (PATO BRAGADO)
Categoria Sertaneja:
1º JADSON MARTENS (LINDOESTE)
2º JOÃO PINHEIRO & CLÁUDIO (ITAIPULÂNDIA)
3º KLEBER ZULU (UBIRATÃ)