05 de outubro de 2025

Cascavel

Fale conosco
Agro

Toledo recebe visita de comitiva de Tóquio para conhecer agricultura familiar

A comitiva conheceu a propriedade da família Angst, representada por Emílio, Maria e Lucas, que apresentaram o modelo integrado de produção de leite...

Toledo recebe visita de comitiva de Tóquio para conhecer agricultura familiar
© Divulgação

Toledo recebeu uma comitiva japonesa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para conhecer práticas de agricultura de precisão aplicadas em propriedades familiares no último domingo (28/09). Os visitantes foram recebidos por Luiz Carlos Bombardelli, secretário de Agricultura e Proteína Animal, e Daliana Uemura, diretora de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento, que acompanharam toda a visita.

A comitiva conheceu a propriedade da família Angst, representada por Emílio, Maria e Lucas, que apresentaram o modelo integrado de produção de leite, suínos, turismo rural, energia solar e biogás. Daliana destacou que a comitiva japonesa ficou encantada com a produção familiar e com a organização do trabalho, ressaltando a capacidade de produzir muito com recursos limitados. Segundo a diretora, "eles ficaram surpresos ao ver como conseguimos integrar produção de leite, suínos, energia solar e biogás em uma propriedade familiar".

Agricultura de precisão - Daliana acrescentou que a visita possibilitou a troca de conhecimentos, “sobre gestão de propriedades, eficiência energética e agricultura de precisão, além de abrir oportunidades para parcerias e investimentos internacionais no município”.

Ela explicou que a agricultura de precisão vai além da tecnologia de ponta ou uso de satélites. “Também é trabalhar com coleta de dados, utilização da informática, inteligência artificial, tudo para captar dados e saber utilizá-los melhor, gerir melhor a propriedade rural”, completou Daliana.

Soluções - Durante a visita, a comitiva japonesa apresentou soluções tecnológicas e de gestão para desafios enfrentados na produção rural, especialmente na cadeia de proteína animal. Foram discutidas formas de otimizar o manejo de dejetos, carcaças e eficiência energética, oferecendo alternativas práticas que podem ser aplicadas nas propriedades familiares de Toledo.

Para Daliana, a visita ainda pode trazer bons frutos para Toledo. Ela explicou que antes do Japão investir no Brasil, consulta a equipe da Jica. “A gente ia falando dos problemas e dificuldades e eles já iam trazendo soluções. Foi bem interessante, porque para todo problema eles tinham algumas possibilidades de resolver”, destacou.

Participaram da visita: Sr. Shohei Kashiwagi, representante sênior da Jica no Brasil; Sr. Sota Koide, diretor-adjunto de Desenvolvimento Econômico da Jica em Tóquio; Sr. Nobuyuki Kimura, coordenador sênior da Jica no Brasil; Danielle Nishitani, consultora para inovação; Dr. Sakae Shibusawa, professor da Tokyo University; Sr. Hideki Hiroshige, consultor da Oriental Global Consulting; Sr. Shuhei Okada, diretor da Vision Tech; Sr. Ryo Matsumoto e Sr. Alberto Tihiro Suzuki, tradutores; Sr. Yasuyuki Hamada, representante da Agribuss; e os pesquisadores da Embrapa São Carlos: Dr. Ricardo Inamasu, Dr. João Naime e Dr. Eduardo Speranza.

/Assessoria Toledo - Foto: Divulgação


Mais Lidas