Toledo recebe visita de comitiva de Tóquio para conhecer agricultura familiar
A comitiva conheceu a propriedade da família Angst, representada por Emílio, Maria e Lucas, que apresentaram o modelo integrado de produção de leite...
Toledo recebeu uma comitiva japonesa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para conhecer práticas de agricultura de precisão aplicadas em propriedades familiares no último domingo (28/09). Os visitantes foram recebidos por Luiz Carlos Bombardelli, secretário de Agricultura e Proteína Animal, e Daliana Uemura, diretora de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento, que acompanharam toda a visita.
A comitiva conheceu a propriedade da família Angst, representada por Emílio, Maria e Lucas, que apresentaram o modelo integrado de produção de leite, suínos, turismo rural, energia solar e biogás. Daliana destacou que a comitiva japonesa ficou encantada com a produção familiar e com a organização do trabalho, ressaltando a capacidade de produzir muito com recursos limitados. Segundo a diretora, "eles ficaram surpresos ao ver como conseguimos integrar produção de leite, suínos, energia solar e biogás em uma propriedade familiar".
Agricultura de precisão - Daliana acrescentou que a visita possibilitou a troca de conhecimentos, “sobre gestão de propriedades, eficiência energética e agricultura de precisão, além de abrir oportunidades para parcerias e investimentos internacionais no município”.
Ela explicou que a agricultura de precisão vai além da tecnologia de ponta ou uso de satélites. “Também é trabalhar com coleta de dados, utilização da informática, inteligência artificial, tudo para captar dados e saber utilizá-los melhor, gerir melhor a propriedade rural”, completou Daliana.
Soluções - Durante a visita, a comitiva japonesa apresentou soluções tecnológicas e de gestão para desafios enfrentados na produção rural, especialmente na cadeia de proteína animal. Foram discutidas formas de otimizar o manejo de dejetos, carcaças e eficiência energética, oferecendo alternativas práticas que podem ser aplicadas nas propriedades familiares de Toledo.
Para Daliana, a visita ainda pode trazer bons frutos para Toledo. Ela explicou que antes do Japão investir no Brasil, consulta a equipe da Jica. “A gente ia falando dos problemas e dificuldades e eles já iam trazendo soluções. Foi bem interessante, porque para todo problema eles tinham algumas possibilidades de resolver”, destacou.
Participaram da visita: Sr. Shohei Kashiwagi, representante sênior da Jica no Brasil; Sr. Sota Koide, diretor-adjunto de Desenvolvimento Econômico da Jica em Tóquio; Sr. Nobuyuki Kimura, coordenador sênior da Jica no Brasil; Danielle Nishitani, consultora para inovação; Dr. Sakae Shibusawa, professor da Tokyo University; Sr. Hideki Hiroshige, consultor da Oriental Global Consulting; Sr. Shuhei Okada, diretor da Vision Tech; Sr. Ryo Matsumoto e Sr. Alberto Tihiro Suzuki, tradutores; Sr. Yasuyuki Hamada, representante da Agribuss; e os pesquisadores da Embrapa São Carlos: Dr. Ricardo Inamasu, Dr. João Naime e Dr. Eduardo Speranza.