16 de outubro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Apofilab completa 34 anos e se consolida como referência em Cascavel no atendimento a pessoas com fissura labiopalatal

Instituição celebra mais de três décadas de trabalho social e parcerias que garantem atendimento gratuito e especializado a dezenas de famílias.

Apofilab completa 34 anos e se consolida como referência em Cascavel no atendimento a pessoas com fissura labiopalatal
© Divulgação

O prefeito Renato Silva e a secretária de Assistência Social, Rose Vascelai, participaram nesta quinta-feira (16) das comemorações pelos 34 anos de fundação da Apofilab (Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel).

A entidade atende atualmente cerca de 160 pacientes com diversos serviços gratuitos de saúde, educação e assistência social, oferecendo acompanhamento especializado, assessoramento e defesa de direitos às pessoas com fissura labiopalatal e/ou malformação craniofacial e suas famílias.

“Uma entidade que nasceu com um propósito: o de ajudar as pessoas. Essas instituições são braços fortes do poder público para justamente atender quem mais precisa. O município é parceiro e só tem a agradecer à Apofilab. Quantas pessoas já passaram por aqui e melhoraram suas condições de vida, seu estímulo, sua esperança... isso faz toda a diferença no dia a dia”, afirmou o prefeito Renato Silva.

A secretária de Assistência Social, Rose Vascelai, também destacou a importância da parceria: “Nesses 34 anos da Apofilab, o atendimento que eles oferecem a essas crianças é algo que o município não teria alcance para fazer sozinho. Elas estão super bem atendidas e nós só temos a agradecer pelo trabalho que essa equipe realiza com tanto carinho e competência.”

A celebração também foi um momento para relembrar o propósito que deu origem à instituição. A Apofilab foi criada em 19 de outubro de 1991 por um grupo de pais que buscava atender as necessidades emergenciais de reabilitação de seus filhos com fissura labiopalatal e malformações craniofaciais.

Entre as pessoas que ajudaram a construir essa história está a pedagoga Dorimar Báckes, mãe de uma criança com fissura e membro da primeira diretoria, que integrou a equipe técnica da Apofilab por 19 anos. Ela relembra com emoção o início da trajetória da instituição: “Eu vejo que a participação da família, dos pais e da comunidade é de suma importância, porque foi através dessa união que nasceu todo esse trabalho que hoje beneficia tantas crianças. Eu me sinto emocionadíssima em saber que, com o apoio do poder público e de parcerias, conseguimos tornar realidade algo que começou como um sonho coletivo.”

Hoje, passadas mais de três décadas, a Apofilab é reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e referência regional no atendimento gratuito a pessoas com fissura labiopalatal e/ou malformação craniofacial nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

“Contamos com uma clínica de fonoaudiologia, uma clínica odontológica especializada e uma equipe multidisciplinar preparada para atender nossos pacientes e também algumas crianças da comunidade. Tudo isso é resultado das parcerias que fortalecem nossa missão ao longo dos anos. Cada gestão deixou sua contribuição e um legado de continuidade. Não posso deixar de destacar a importância do município nessa caminhada, que ajuda a garantir a manutenção e o crescimento desse trabalho tão essencial”, destacou a diretora da Apofilab, Sônia Maria Gimenez.

Todo esse trabalho é sustentado por parcerias sólidas. A instituição mantém convênios com a Prefeitura de Cascavel e com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, além de contar com o apoio de órgãos públicos, parceiros privados e voluntários da comunidade.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas