07 de dezembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Prefeitura de Cascavel divulga cronograma de matrículas da Rede Municipal de Ensino para ano letivo de 2026

Rematrículas para alunos que permanecerão na mesma instituição serão de 10 a 21 de novembro

Foto: Divulgação

Atenção, pais e responsáveis, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação de Cascavel, divulga o cronograma oficial da Campanha de Matrículas da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026. O processo contempla rematrículas, transferências e novos encaminhamentos entre instituições, abrangendo escolas municipais, Cmeis e CEIs conveniados. Cascavel conta com uma rede de mais de 32 mil alunos. 

As rematrículas para alunos já matriculados em 2025 e que permanecerão na mesma instituição em 2026 acontecem de 10 a 21 de novembro de 2025, preferencialmente pela Área do Aluno  https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br

Para os alunos que farão a transição do Cmei para a escola, o processo ocorre por meio do georreferenciamento, de 10 a 21 de novembro, também pela Área do Aluno ou pela instituição de origem, conforme a necessidade. O mesmo período vale para as matrículas do 5º para o 6º ano, destinadas aos alunos que passam da Rede Municipal para a Rede Estadual.

Já as matrículas nas escolas para alunos da lista de espera do Infantil III, conforme o direcionamento do Cadun, acontecem de 24 a 28 de novembro, de forma presencial nas instituições indicadas. O mesmo período se aplica às matrículas dos alunos do Infantil V e 1º ano oriundos dos CEIs conveniados.

Também estão ocorrendo as novas matrículas em Cmeis, aos alunos advindos da lista de espera do Cadun. Os pais e responsáveis estão sendo comunicados da disponibilidade de vaga e estão sendo orientados quanto aos procedimentos de matrícula.

Por fim, o Cadastro de Espera de Vaga Escolar (CEVE) fica disponível na Área do Aluno de 1º a 12 de dezembro de 2025, para que os responsáveis insatisfeitos com o direcionamento via georreferenciamento possam manifestar interesse em outra vaga.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, destaca a importância da participação das famílias neste momento. “A matrícula é o primeiro passo para garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola. Nosso objetivo é organizar esse processo com antecedência, para que cada criança e adolescente tenha sua vaga assegurada e inicie o ano letivo de 2026 com tranquilidade”.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.