29 de outubro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Poder Legislativo e Simepar firmam parceria para veicular conteúdos meteorológicos na TV Assembleia

TV Assembleia é o canal de televisão da ALEP. Compartilhada com câmaras municipais do Estado, a ALEP é responsável pela produção do conteúdo transmitido entre 12 e 24 horas..

Poder Legislativo e Simepar firmam parceria para veicular conteúdos meteorológicos na TV Assembleia
© Daniel Castellano / SEDEST

Representantes do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e da TV Assembleia assinaram nesta terça-feira (28) um convênio para prestação de serviços diários de previsão do tempo. O Simepar irá ceder, de forma gratuita a título de cooperação com o poder legislativo, mapas de previsão do tempo com dados de condições climáticas e temperatura para nove cidades paranaenses, imagens de radar e imagens de satélite com atualizações diárias. A previsão será incluída na programação da TV Assembleia.

Assinaram o documento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Alexandre Curi; o diretor-presidente do Simepar, Paulo de Tarso; o diretor geral da ALEP, Wellington Dalmaz; o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, e os deputados Goura, Cloara Pinheiro, Flavia Francischini, Secretária Márcia e Alexandre Amaro. Também estiveram presentes a deputada Maria Victoria, a diretora executiva do Simepar Vanessa D’Ávila, a gerente de meteorologia do Simepar, Sheila Paz, e o coordenador de operações do Simepar, Marco Jusevicius.

TV Assembleia é o canal de televisão da ALEP. Compartilhada com câmaras municipais do Estado, a ALEP é responsável pela produção do conteúdo transmitido entre 12 e 24 horas. Telejornais e programas sobre diversos temas informam o cidadão sobre o que acontece no Legislativo e mostram o trabalho dos deputados. A transmissão é feita por operadoras de TV à cabo, pelo site da Assembleia, e em 100 municípios em canal aberto, incluindo Curitiba, pelo canal 10.2 e em algumas cidades no canal 9.2.

“Quando a gente trabalha com parcerias, dividindo tarefas, a gestão tem eficiência. Vamos ter informações precisas do Simepar para que o Poder Legislativo e nossos veículos de comunicação possam trazer informações precisas sobre o tempo para a população paranaense”, afirma o presidente da ALEP, Alexandre Curi.

O Simepar é uma empresa do terceiro setor denominada Serviço Social Autônomo, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SEDEST). Com uma equipe altamente qualificada, que combina tecnologia e um modelo de gestão empresarial orientado para a qualidade e inovação com responsabilidade social, possui corpo técnico formado por profissionais com graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em tecnologia, ciências exatas, atmosféricas e ambientais. Dentro do conceito de gestão do conhecimento, investe em qualificação, atualização, desenvolvimento de habilidades e competências.

“Esse convênio permite que a TV Assembleia possa levar ao seu expectador informações confiáveis do Estado do Paraná com relação ao clima, informações meteorológicas que atendem desde a dona de casa no seu dia a dia até o produtor rural que depende cada vez mais desses dados”, ressalta Paulo de Tarso, diretor presidente do Simepar.

A missão do Simepar é prover a sociedade de dados, previsões, produtos e serviços de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental e promover a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico nas áreas das ciências atmosféricas e ambientais.

“Isso significa inovação do ponto de vista do Estado, no centro de excelência que é o Simepar, que é o símbolo da qualidade do Paraná, mas também significa inovação nos termos da mídia que a Assembleia vem fazendo e a sua presença permanente em todas as regiões do Estado, em todas as cidades, nas comunidades e a vibração dos nossos deputados”, comemora Rafael Greca, secretário de Desenvolvimento Sustentável.

Com uma estrutura de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

/Assessoria Simepar - Foto: Daniel Castellano / SEDEST

Mais Lidas