Doações de Itaipu vão melhorar atendimento de entidades assistenciais da região Oeste e Sudoeste do Paraná
No total foram atendidas 24 instituições: quatro delas receberam veículos que faziam parte da frota da Itaipu e outras 20 ganharam equipamentos e outros objetos...
A Itaipu Binacional entregou, nesta terça-feira (28), uma série equipamentos a instituições de municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná. São veículos, computadores, celulares, mobiliário e outros itens que cumpriram sua função na empresa, mas ainda estão em perfeito estado e serão úteis para essas entidades.
No total foram atendidas 24 instituições: quatro delas receberam veículos que faziam parte da frota da Itaipu e outras 20 ganharam equipamentos e outros objetos, como mesas, cadeiras, armários e até pisos vinílicos. As doações estão alinhadas aos objetivos estratégicos da Itaipu para 2021-2025, de contribuir para o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência.
A entrega foi feita no Almoxarifado da Itaipu. Participaram o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri; o diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari; o superintendente de Responsabilidade Social, Eduardo Scirea; o superintendente de Materiais, Juliano Portela; além de empregados e empregadas da Itaipu e representantes das instituições.
“Essas entidades são aquelas que têm grande dificuldade de arrecadação, mas prestam serviços muito qualificados à sociedade. Por isso, a Itaipu faz esse papel de conexão: é pegar esses bens que não são mais utilizados por nós, mas estão em ótimo estado, e colocar à disposição dessas entidades para melhorar ainda mais este atendimento”, afirmou Enio Verri.
A caminhonete doada por Itaipu vai ajudar no fornecimento de alimentos aos mais de cem alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marumbi (PR). Uma vez por semana, eles dirigem até Maringá para buscar frutas e verduras e preparar as refeições. “A gente ia com um Gol que temos na instituição, tudo apertado com as caixas nos bancos, e não dava para trazer tudo de uma vez”, lembra a diretora da APAE, Keitti Moreira Bento.
A Apae recebe pessoas com deficiências intelectuais múltiplas e promove a educação especial de crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, além de seu Benedito, um senhor de 88 anos que tem deficiência intelectual. “Foi um presente enorme que a gente recebeu, poder fazer o cadastro e ser contemplado. É uma ajuda muito grande que a Itaipu nos faz”, concluiu a diretora.
Os computadores e celulares doados vão melhorar a infraestrutura da Associação de Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão (ADFV-FB), a única associação na América Latina que atende esses dois públicos, como conta, orgulhoso, o vice-presidente Vilmar Belon: “Nosso fim é orientativo. Mostramos como essas pessoas podem buscar seus direitos por saúde, acessibilidade.”
São mais de 300 associados de Francisco Beltrão e região, que se reúnem mensalmente. “Nossa associação é sem fins lucrativos, não temos verba para nada. Então, não temos como comprar esses materiais, que nos fazem muita falta. A ajuda da Itaipu foi muito grande”, explicou Belon.
Para a irmã Pauline, do Instituto dos Pobres de Jesus Cristo, fraternidade da ordem dos Franciscanos, de Foz do Iguaçu, os materiais de escritório vão contribuir com a logística no atendimento a moradores de rua, na região central da cidade. São distribuídos café da manhã e até 400 marmitas por semana, que representa, em muitos casos, o único alimento diário dessas pessoas.
Segundo ela, o instituto já recebeu, em outra ação, um biodigestor que foi instalado no local. “Queremos render a nossa gratidão. Não temos outra coisa para oferecer a não ser as nossas orações, e agradecer por tudo aquilo que a Itaipu tem feito por nós e por nossa comunidade”, concluiu.